O Banco de Alimentos recebeu nesta semana 800 quilos de mandioca que foram entregues pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. “São produtos que irão compor cestas verdes a serem doadas a famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar do município”, informa a secretária Vilma Sprícigo.
O banco de alimentos é gerenciado pela União de Amigos (Udam) em parceria com a prefeitura e funciona no bairro do Estádio, na Rua 16 com a Avenida 23. Os alimentos que recebe passa por seleção e limpeza antes de serem entregues às famílias.
A mandioca é produção da Horta Solidária, com mão de obra de bolsistas do programa de capacitação para o trabalho e supervisão do Núcleo de Segurança Alimentar da Secretaria do Desenvolvimento Social.
Após a colheita, a Secretaria Municipal de Agricultura arou a terra para que em breve novo plantio seja feito. “Toda produção de alimento é importante, especialmente neste momento de pandemia em que muitas pessoas precisam de ajuda para terem o que comer”, observa Vilma.
Acompanhe o maior e melhor noticiário de Rio Claro clicando AQUI.
Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos de Rio Claro é um programa desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com a Udam. O objetivo é combater o desperdício de alimentos através da arrecadação de produtos hortifruti considerados impróprios para venda, mas adequados para o consumo humano.
Além dos processos operacionais de manipulação dos alimentos é desenvolvido ações nutricionais e sociais junto aos beneficiários, contribuindo para autonomia das pessoas em relação às escolhas alimentares, promoção da alimentação adequada e saudável e articulação da rede socioassistencial para o acompanhamento dos beneficiários em vulnerabilidade social.
Os interessados em fazer doações ao Banco de Alimentos podem entrar em contato com a gerência de Segurança Alimentar pelo telefone 3522-1930 ou com o Banco de Alimentos, através do telefone 3532-4408.