Os destinos imperdíveis para conhecer no interior de São Paulo são ideias para viagens rápidas como, por exemplo, um bate e volta de final de semana. O roteiro, bem eclético, tem opção para todos os públicos, dos mais sossegados aos apaixonados por esportes radicais e trilhas.
Para passar pouco tempo na estrada e aproveitar com gosto um fim de semana pertinho da capital, escolha a sua próxima viagem.
PETAR, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
O PETAR, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, está localizado no sul do estado de São Paulo, e é um paraíso turístico escondido entre as montanhas. São mais de 350 cavernas no parque, além de cachoeiras, trilhas e sítios arqueológicos. No local, é possível praticar cascading, bike, rapel e até treinar seu olhar fotográfico. Os turistas podem observar a rica fauna e flora do espaço na companhia de um dos monitores locais.
Holambra
A Holanda brasileira fica no interior de São Paulo, precisamente a 135km da capital paulista. A cidade de Holambra é um recanto artístico que possui uma aura alegre e descontraída que encanta os turistas. Por todos os lados é possível se maravilhar com os edifícios coloridos e simpáticos da cidade. Ainda dentro do roteiro turístico, o Moinho Povos Unidos é uma das atrações imperdíveis, assim como seus campos floridos.
São Roque
A cidade de São Roque é famosa por estar dentro da rota do vinho, mas a região também tem outros atrativos turísticos que englobam seu rico patrimônio histórico e ecológico. Para ver a cidade de cima, vale visitar o Morro do Cruzeiro. Já para os amantes de trilha, a dica é subir até o Morro do Saboó – o caminho é considerado nível médio e a vista é surpreendente. Os fãs do ski podem se divertir patinando no Ski Mountain Park, enquanto quem quer se conectar com a natureza precisa conhecer o Recanto da Cascata.
Socorro
A cidade de Socorro, localizado no estado de São Paulo, é uma das referências do interior para o ecoturismo. O roteiro vai de passeio à Gruta do Anjo, uma gruta artificial formada na década de 60, a parques que oferecem trilhas ecológicas, circuito de arvorismo, passeios de trator, rapel, espeleoturismo, boiacross e a famosa tirolesa voadora. Para passeios noturnos, a feira que acontece às quartas na antiga rodoviária, é um dos eventos que movimenta o lugar.
São Francisco Xavier
A cidade de São Francisco Xavier está há menos de 2 horas de São Paulo. O destino de fácil acesso e grande contato com a natureza é um dos preferidos daqueles que querem paz e harmonia com a fauna e flora. Os hotéis fazenda da região estão entre os tipos de hospedagens mais atrativas para os turistas. É possível explorar cachoeiras e trilhas, além de visitar o pequeno centro do local.
Serra Negra
O turismo em Serra Negra reúne passeios descontraídos e tranquilos para quem está afim de descansar. É possível dar uma volta no teleférico da cidade, aproveitar o clima de montanha, apreciar o comércio de lãs, couro e artefatos de madeira, e conhecer o Balneário Municipal, espaço que oferece banhos de imersão, saunas, duchas e serviços de massagem. A parte rural da cidade é conhecida por seus plantios de café, cultivo de produtos orgânicos e fabricação de queijos e vinhos.
Campos do Jordão
Conhecida por ser point durante o inverno paulista, Campos do Jordão fica no interior do estado de São Paulo e recebe muitos visitantes entre os meses de junho e agosto, além dos feriados. Com ótimas opções de passeios, dos mais badalados a outros mais românticos, o local é um prato cheio pra quem gosta de curtir um ar mais “internacional” – a cidade foi até batizada de “Suíça brasileira”. O roteiro de lugares imperdíveis em Campos do Jordão é vasto, e ao visitar a cidade, vale conhecer a cervejaria Caras de Malte.
Brotas
Os apaixonados por ecoturismo precisam visitar Brotas pelo menos uma vez na vida – e inclusive é o suficiente para querer voltar. A cidade está há 250 km da capital paulista e reúne uma programação voltada para a natureza e esportes como trilhas, rafting, tirolesa e rapel. Entre as atrações imperdíveis, os turistas não podem deixar de visitar a Areia que Canta, uma nascente com águas cristalinas e areia clara, o lugar é famoso pelo barulho que se forma do contato do grãos com a água.
Cunha
Há pouco mais de 2 horas de São Paulo está a cidade de Cunha, um dos destinos românticos brasileiros que sempre surpreende os casais que gostam de um lugar calmo e bonito para relaxar. A região é dona de cachoeiras, trilhas e cenários deslumbrantes, além de ser famosa por seu Lavandário. Ao visitar a plantação de lavandas, os turistas podem descobrir um pouco mais sobre o plantio, processo de fabricação e apreciar um pôr do sol incrível.