“O Crime do Século” estreia nesta terça na HBO. A produção vai ao ar a partir das 23 horas desta terça-feira (11). O documentário “O Crime do Século” explora a epidemia de opioides nos Estados Unidos. A produção mostra a origem, a dimensão e as consequências de uma das maiores tragédias de saúde pública da atualidade, com meio milhão de mortes por overdose só neste século.
O documentário é dirigido por Alex Gibney, ganhador do Emmy e do Oscar. “O Crime do Século” revela uma rede de tráfico e de mentiras com a ajuda de denunciantes, informantes, documentos vazados recentemente, entrevistas exclusivas e acesso aos bastidores das investigações. Também conta com a participação de médicos, jornalistas, antigos e atuais funcionários do governo, advogados e representantes de laboratórios, além de apresentar depoimentos de vítimas da dependência de opioides. Gibney aponta que a indústria farmacêutica na verdade é a grande responsável por fabricar uma crise de saúde lucrativa para o setor, que envolve ganhos de bilhões de dólares e milhares de vidas perdidas.
O documentário apresenta depoimentos do ex-agente da DEA, Joe Rannazzisi; do ex-advogado da DEA, Jonathan Novak; dos jornalistas do The Washington Post, Sari Horwitz, Scott Higham e Lenny Bernstein; dos procuradores públicos de Massachusetts, David Lazarus, Nathaniel Yeager e Fred Wyshak; de Alec Burlakoff, ex-vice-presidente de Vendas do Insys; de Sunrise Lee, ex-gerente regional de Vendas do Insys; e do traficante de fentanil, Sidney Caleb Lanier.
“O Crime do Século” é uma produção original HBO Documentary Films e Jigsaw em parceria com The Washington Post e Storied Media Group, com roteiro e direção de Alex Gibney (A Inventora: À P`rocura de Sangue no Vale do Silício, da HBO). O documentário também conta com produção de Alex Gibney, Sarah Dowland e Svetlana Zill e produção executiva de Stacey Offman, Richard Perello, Todd Hoffman e Aaron Fishman. Pela HBO, Tina Nguyen é produtora sênior e Nancy Abraham e Lisa Heller são as responsáveis pela produção executiva.
Na terça-feira passada, 4 de maio, a HBO colocou no ar a série documental “Escravidão – Século XXI”, com direção de Bruno Barreto, a série documental “Escravidão – Século XXI”. A produção expõe a escravidão contemporânea no Brasil e será transmitida em cinco episódios semanais de uma hora cada.