O Palmeiras é o primeiro classificado às oitavas de final da Copa Libertadores da América. O Verdão confirmou sua vaga restando mais dois jogos para o fim da primeira fase ao vencer o Independiente del Valle, no Equador, pelo placar de 1 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Casa Blanca.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 12 pontos, com 100% de aproveitamento, podendo confirmar a primeira posição do Grupo A nesta quarta, quando Universitario e Defensa y Justicia se enfrentam no Peru. O time argentino é o segundo, com quatro pontos, mesma pontuação do Independiente del Valle. A equipe peruana tem zero.
O Palmeiras fez um primeiro tempo cauteloso. Com 100% de aproveitamento, o time paulista fechou sua defesa com cinco jogadores e deixou Rony e Luiz Adriano mais à frente, com liberdade para tentar uma definição. No entanto, encontrou dificuldades para criar, mas também não foi ameaçado.
Quando o Palmeiras encaixou uma jogada de ataque, abriu o placar. Aos 40 minutos, Luiz Adriano recebeu de Patrick de Paula e foi derrubado pelo goleiro Ramírez, pênalti. Raphael Veiga foi para a cobrança e bateu com categoria para fazer 1 a 0.
O panorama do segundo tempo foi o mesmo. No entanto, o Palmeiras se fechou ainda mais, visando segurar a vantagem e se desgastar menos por causa da altitude. O Independiente del Valle, então, foi com tudo para cima e abusou das bolas alçadas para entro da área e dos tiros de longa distância.
Apesar de jogar defensivamente, o Palmeiras conseguiu ameaçar, principalmente com Rony. Em um chute de dentro da área, parou na defesa de Ramírez. O Independiente, no entanto, não desistiu, fez uma blitz em cima do time paulista no final, que se segurou para confirmar mais três pontos na competição.
Na próxima rodada, o Palmeiras encara o Defensa y Justicia na terça-feira, às 19h15, no Allianz Parque, em São Paulo. No mesmo dia, às 21h30, o Independiente del Valle visita o Universitario, no Monumental de Lima, no Peru.