Alvo da PF, rio-clarense assessor de Salles é exonerado. É o que mostra a edição desta quarta-feira (02) do Diário Oficial da União (DOU), que publica a exoneração, a pedido, do advogado Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
A exoneração foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. Butkiewicz está entre os investigados na operação Akuanda, da Polícia Federal (PF), que apurou a exportação ilegal de madeira.
Na terça, o advogado rio-clarense e mais seis investigados na operação haviam sido afastados do cargo por 90 dias. O ministro Ricardo Salles também foi um dos alvos da operação, mas permanece no cargo.
A operação apura a exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e a Europa. A investigação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles.
A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou na segunda (31) ao STF um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
RIO CLARO NA MIRA DA PF
Butkiewicz é acusado de interferência indevida no Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A Polícia Federal identificou trocas de mensagens em que ele intervém no setor de autuação de infrações do Ibama em favor da Prema Tecnologia e Comércio, com sede em Rio Claro – clique AQUI.
Natural de Rio Claro, Butkiewicz trabalhava com Salles no MMA desde março de 2020 e a partir de fevereiro deste ano tornou-se assessor especial do gabinete do ministro. Mas antes ele ocupou os cargos de diretor do Departamento de Meio Ambiente e América Latina e de secretário-adjunto da Secretaria de Qualidade Ambiental.