De acordo com boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (09), Rio Claro registrou mais dois óbitos por coronavírus no município. As mais recentes vítimas da Covid-19 são um idoso e uma idosa e, agora, o município tem 192 mortes provocadas pela doença. O total de casos positivos chegou a 8.058, com 11 confirmações nas últimas 24 horas.
O número de pacientes internados é 82, sendo 32 na rede pública e 50 na rede privada. Deste total, 27 pacientes estão em UTI. Até o momento, em Rio Claro, 7.404 pessoas se recuperaram da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização. E orienta a todos para ficarem atentos ao calendário de vacinação, que está sendo cumprido pelo município conforme a disponibilidade de doses de vacinas recebidas e seguindo critérios do Ministério da Saúde e governo estadual.
Idosos com mais de 80 anos serão vacinados a partir de quinta-feira em Rio Claro
Rio Claro recebe nesta quarta-feira (10) mais 4.876 doses de vacina contra a Covid-19, o que possibilitará ao município vacinar a partir de quinta-feira (11) também os idosos com mais de 80 anos. Para este grupo não há necessidade de agendamento, o atendimento é realizado por demanda espontânea. Porém, caso não haja mais vacinas disponíveis, no momento em que o idoso for até o posto de saúde será realizado o agendamento da vacinação para o dia seguinte ou outro dia.
Para evitar que o idoso perca tempo indo desnecessariamente à unidade de saúde, a Vigilância Epidemiológica orienta que seja realizado contato telefônico com a unidade de saúde antecipadamente para verificar a disponibilidade de vacina. Esta medida ganha mais importância nesta quarta-feira (10), quando a capacidade de vacinação nas unidades estará reduzida. Neste dia o município terá apenas cerca de 200 doses de vacina para aplicação. Com a chegada das doses previstas, o atendimento será normalizado na quinta-feira.
A vacinação atende neste momento prioritariamente os idosos. O atendimento aos profissionais de saúde que ainda não foram vacinados continua acontecendo, porém em ritmo diferenciado. São vacinados diariamente cinco profissionais nas unidades de saúde da família e dez profissionais nas unidades básicas de saúde.
Para dar mais agilidade ao atendimento, a Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas que serão vacinadas, tanto profissionais de saúde como os idosos, que façam o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.