A apenas 130 Km da capital paulista, a chamada rota turística do Circuito das Águas (Cicap), oferece aos visitantes atividades de ecoturismo, gastronomia com referências de diversos países, conhecimento sobre arquitetura e história do Brasil, tratamentos de saúde, vivência sobre culturas diversas, turismo rural, compras e lazer. Ou seja, o Circuito das Águas oferece rotas e atividades diversificadas.
Localizada na Serra da Mantiqueira Paulista, uma cadeia de montanhas de rara beleza, garantindo um clima ameno e paisagens que tranquilizam a alma e que propicia aos visitantes cenários únicos dignos das mais belas fotos.
O Circuito das Águas é composto por nove municípios e tem 1.630 km² de área cercada pelas montanhas, com referência de excelência em seu parque hoteleiro, onde cada cidades traz características específicas, com a oferta de experiências únicas, atendendo expectativas diversas do turista que opta por conhecê-las.
A diversidade das ofertas dos diversos roteiros oferecidos pelo Circuito das Águas Paulista, a proximidade da capital, a excelência do parque hoteleiro, as múltiplas opções gastronômicas e sobretudo sua localização em meio a uma das mais bonitas serras brasileiras, a Serra da Mantiqueira Paulista, faz desse circuito um dos mais completos do estado de São Paulo. Tudo isso demonstra que o Circuito das Águas oferece rotas e atividades diversificadas.
Águas de Lindóia
A cidade é conhecida como um dos mais importantes centros hidroclimáticos do mundo. Em Águas de Lindóia, denominada a capital termal do Brasil, com suas águas curativas, é destino desde o início do século passado para tratamentos de saúde em seu balneário. Visitar a cidade é um convite ao bem-estar e ao contato com a natureza.
Cercada de montes e vales, Águas de Lindóia possui uma diversificada rede hoteleira, com salões e salas para receber eventos, congressos e feiras. No setor hoteleiro merece destaque o Hotel Glória, conservado e ainda em funcionamento, palco de grandes festas e local obrigatório de férias e fins de semana da alta sociedade paulista entre as décadas de 1930 e 1950.
A cidade oferece ainda uma gastronomia diferenciada de altíssima qualidade em restaurantes e barzinhos. Isso sem contar o rico comércio de malhas, couro, roupas e acessórios, sapatos e deliciosos doces de frutas regionais e produtos da fazenda.
Amparo
Capital Histórica do Circuito das Águas Paulista, devido ao vasto e importante patrimônio arquitetônico.
Amparo é um dos berços da história do Brasil e se destaca por ter sido a maior produtora de café do Brasil no período do Imperial.
A cidade é um museu arquitetônico a céu aberto, com imóveis em estilos neoclássico, gótico e “art nouve, além de casarões, igrejas e fazendas de café, tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
O turismo rural se destaca pela visitação a essas antigas fazendas do município.
Jaguariúna
Foi fundada pelo coronel Amâncio Bueno que decidiu transformá-la em colônia para abrigar imigrantes europeus. Conhecida pelo seu grande polo industrial, Jaguariúna reúne várias setores da economia e tecnologia de ponta, com excelentes opções de serviços, lazer e turismo e estrutura hoteleira e de restaurantes.
O turismo rural também se destaca na cidade. Além de vários pontos de visitação, como a Matriz Centenária e parques de esporte e lazer, Jaguariúna preserva um significativo patrimônio histórico-ferroviário, com o trem turístico “Maria Fumaça” e o Museu Ferroviário.
Jaguariúna se destaca pela importância na rota ferroviária da Companhia Mogyana, tendo sua estação sido inaugurada em 1875 por D. Pedro II. A antiga Estação Mogiana, hoje um Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade.
A cidade oferece aos turistas a possibilidade de reviver um passeio em “Maria Fumaça” aos finais de semana e feriados, e é sede de um dos mais importantes rodeios do país.
Holambra
Cidade conhecida pela sua forte produção de flores e plantas ornamentais, Holambra é palco da Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. O evento é realizado todo ano e recebe turistas nacionais e estrangeiros.
Holambra foi fundada por imigrantes neerlandeses. Visitar a cidade é ter a chance de conhecer a cultura holandesa, através das construções locais, gastronomia, e um moinho holandês, reprodução fidedigna dos utilizados nos campos do país.
Holambra é um pedacinho da Holanda em terras brasileiras, fruto do árduo e irmanado trabalho cooperativo de brasileiros e holandeses. Reconhecida nacionalmente como a Capital das Flores, essa pequena cidade esbanja encantos capazes de tornar um simples final de semana num passeio inesquecível.
Lindóia
É conhecida como a “Capital Nacional da Água Mineral”, não só pela riqueza das bicas e fontes, mas porque é responsável pelo engarrafamento de 40% da água mineral distribuída no país. Além disso, a cidade tem em sua área rural alambiques artesanais e pequenos produtores de cachaça.
Localizada no coração do Circuito das Águas Paulista, a Estância Hidromineral de Lindóia possui enorme riqueza natural e está cercada pela beleza da Serra da Mantiqueira, com sua vegetação exuberante, e o Rio do Peixe que passa ao longo do município, com trechos de cachoeiras, compondo um cenário de extraordinária beleza natural.
Lindóia tem como sua principal atração o Grande Lago, lugar perfeito para ecoturismo e o turismo de esporte e lazer.
Monte Alegre do Sul
Localizada no vale do Rio Camanducaia, em área de proteção ambiental, é uma estação de águas que preserva o cenário interiorano. A cidade tem em sua área rural alambiques artesanais e pequenos produtores de cachaça.
Monte Alegre do Sul é uma das cidades mais encantadoras do Circuitos da Águas Paulista. Sua natureza exuberante desenhada entre montanhas, o clima ameno das águas com propriedades terapêuticas e o charme das construções coloniais do século XIX, cuidadosamente preservadas, a tornam o destino diferencial dentre as demais.
Em Monte Alegre do Sul é possível a prática do turismo termal, turismo religioso e turismo rural, por meio de vários atrativos turísticos, rica em cultura popular e tranquila para se viver, a cidade oferece encantos inimagináveis à poucos quilômetros da capital paulista, cuja população acolhedora, completa a sensação de bem-estar.
Socorro
Quem busca aventura tem na cidade de Socorro destino certo, com opções de passeios de jeep, rafting, tendo ainda uma tirolesa com 1 Km. Destaque como cidade acessível, a cidade tem grande oferta hoteleira, gastronomia com forte influência italiana e montanhas que presenteiam os viajantes que buscam seus cumes, com cenas de pôr do sol inesquecíveis.
Socorro é uma encantadora cidade turística há 132 km da capital paulista, localizada junto à Serra da Mantiqueira e que reúne todas as características do interior, com inúmeros atrativos para todas as idades. Seja no ar, na terra ou na água, Socorro oferece 20 opções de atividades de aventura para sua escolha.
Em Socorro você também encontra o ecoturismo; turismo rural, social, histórico-cultural; turismo de saúde e de compras de malhas e confecções. A cidade tem mais de 200 indústrias do segmento têxtil, além de oferecer produtos do artesanato local.
Serra Negra
Serra Negra, encravada em meio a Serra da Mantiqueira, conhecida pela tranquilidade e produção de malhas e produtos em couro, acolhe em seus hotéis de categoria ímpar, famílias que encontram na cidade diversas opções de lazer, para todas as idades.
Atualmente o turismo é a principal atividade econômica do município, seguida da agricultura, com predominância do cultivo do café. Com lindos parques, praças e jardins, um clima de montanha ricamente oxigenado e temperatura média de 20 graus, a cidade é excelente para férias ou atividades de lazer.
As ecléticas programações das férias de inverno e verão são atrativos culturais para todas as idades, além de eventos nos feriados prolongados como as encenações da Paixão de Cristo e do Auto de Natal.
Entre cerca de 70 hotéis-fazendas, pousadas e centros gastronômicos de alta qualidade, Serra Negra ostenta como ponto forte um grande centro comercial de malhas e couros. Os pontos de atração turística são variados, destacando-se as fontes de águas minerais, famosas por suas propriedades terapêuticas e roteiros rurais, além do teleférico, Alto da Serra e Cristo Redentor, entre outros.
Pedreira
O Circuito das Águas Paulista tem ainda para os que o visitam a cidade de Pedreira, conhecida como “Capital da Porcelana”. Pedreira possui diversos estabelecimentos, entre fábricas e lojas, que oferecem louças, porcelanas, cerâmicas, objetos em madeira e muito mais. Além disso, o município é um dos principais distribuidores de peças em MDF, ou seja, é um verdadeiro paraíso para compras.
Pedreira está localizada 138 km de São Paulo, às margens do Rio Jaguari, cuja beleza faz parceria com a beleza natural da região em que se localiza a Serra da Mantiqueira. Além de seus pontos turísticos e do turismo rural, a cidade ainda oferece restaurantes com excelente comida.
Com lojas especializadas no atendimento ao turista, sua principal atração reside no extenso comércio de louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gesso e resina, empregados em peças artísticas, utilitárias e de decoração.