A programação de férias está com inscrições abertas no museu Casa Mário de Andrade. A instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo é gerenciada pela Poiesis. O programa oferece diversos cursos gratuitos e online durante o mês de julho.
Nos encontros do curso (In)visibilidades do Modernismo, mediados por integrantes do Projeto Rolê 22, o público terá oportunidade de conhecer os estudos realizados por escritores, artistas e pesquisadores que atuam em prol de novas releituras do modernismo, com a inclusão de artistas, conceitos e práticas que permanecem desconhecidos do grande público.
A cada encontro, um convidado fará a apresentação de sua pesquisa. O curso acontecerá pela plataforma Zoom às quintas-feiras de julho, dias 1, 8, 15 e 22, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia de cada encontro neste link.
No curso “Contribuições Banto para a formação do patrimônio cultural afro-brasileiro” serão apresentadas ao público as contribuições Banto e os estudos deixados por Mário de Andrade sobre as danças dramáticas do Vale do Paraíba, com destaque para as congadas e suas variações. Os encontros acontecerão pelo Zoom às terças-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h. As inscrições estão disponíveis neste link até o dia 6 de julho.
A conturbada amizade entre Anita Malfatti e Mário de Andrade à luz da produção artística da pintora de “O homem amarelo e a recepção crítica do autor de Macunaíma” será o tema do curso Anita Malfati e Mário de Andrade: Encantos e reveses. As aulas serão ministradas às quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de julho, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. Para se inscrever, é necessário acessar este link até o dia 7 de julho.
A Casa de Mário de Andrade era um importante ponto de encontro para os amigos modernistas. Em vídeo realizado pelo educador Arthur Major, serão apresentados os frequentadores assíduos da casa, que viriam a compor o Grupo dos Cinco, composto por Mário de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. A atividade será disponibilizada pelo Instagram do museu no dia 15 de julho às 16h30. Essa é mais uma atividade da programação de férias que está com inscrições abertas na Casa Mário de Andrade.
Na atividade “As músicas do turista aprendiz”, com exemplos musicais e narrativas direcionadas ao público infanto-juvenil, os participantes terão oportunidade de conhecer a pesquisa musical realizada por Mário de Andrade, na década de 1920, pelas regiões Norte e Nordeste do país, que resultou em seu livro O turista aprendiz. Pelo zoom, a atividade será realizada no dia 17 de julho, das 16h30 às 18h. As inscrições estão abertas até o dia do evento aqui.
Serviço
Casa Mário de Andrade
CURSO
(IN)VISIBILIDADES DO MODERNISMO
Com Projeto Rolê 22
Quintas-feiras, 1, 8, 15 e 22 de julho, das 19h às 21h
Inscrições: até 22 de julho – AQUI
Plataforma: Zoom
CURSO
CONTRIBUIÇÕES BANTO PARA A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO
Com Mestre Silvio Oliveira
Terças-feiras, 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h
Inscrições: até 6 de julho – AQUI
Plataforma: Zoom
CURSO
ANITA MALFATTI & MÁRIO DE ANDRADE: ENCANTOS E REVESES
Com Regina Teixeira de Barros
Quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de julho, das 19h às 21h
Inscrições: até 7 de julho – AQUI
Plataforma: Zoom
GRUPO DOS CINCO
Quinta-feira, 15 de julho às 16h30
Por Arthur Major
Participação livre
Plataforma: Instagram
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
AS MÚSICAS DO TURISTA APRENDIZ
Com Ricardo Marcondes e convidados
Sábado, 17 de julho, das 16h30 às 18h
Inscrições: até 17 de julho – AQUI
Plataforma: Zoom
Leia também: