O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, assegurou à rede de televisão CNN Brasil e a um colunista do UOL que as eleições do ano que vem acontecerão conforme o previsto, independentemente do cenário político e do resultado das discussões em torno da implantação ou não do voto impresso.
A declaração de Mourão vem na esteira de recentes falas de Bolsonaro, em meio a críticas contundentes a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que chegou a dizer que haveria o risco de não ocorrer eleições no próximo ano se não for aprovado o que chama de voto auditável.
Sem provas, Bolsonaro tem dito que o atual modelo –uso de urnas eletrônicas sem impressão do voto– é passível de fraudes e que o objetivo do uso do sistema vigente é eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem aparecido em primeiro em todas as pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto.
Leia também:
“Cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto”, afirmou Mourão em entrevista à CNN Brasil. O vice-presidente também comentou a possibilidade da adoção de um sistema semipresidencialista a partir de 2026. “Ainda não me debrucei sobre o assunto. Portanto, não tenho opinião formada.”