Entidade comandada por petistas, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) passará a contar com Rio Claro em seu quadro de associados. A filiação será formalizada através do Projeto de Lei 135/2021, enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), que em março foi eleito como vice-presidente da representação temática jurídica da ABM.
Para oficializar a adesão de Rio Claro a ABM, o presidente da Câmara Municipal José Pereira (PSD) convocou duas sessões extraordinárias para a votação do projeto, sendo uma às 17 horas desta sexta-feira (06) e a outra, no mesmo horário na segunda-feira (09).
A ABM é presidida desde 2018 pelo petista Ary José Vanazzi, que exerce o seu terceiro mandato como prefeito de São Leopoldo (RS). Ex-deputado federal, Vanazzi foi presidente do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e em 2010 coordenou da campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) no território gaúcho.
O Conselho Deliberativo da AMB é presidido pela petista Moema Isabel Passos Gramacho, prefeita da cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Ex-deputada federal, ligada ao Sindicato dos Químicos e Petroquímicos, Gramacho foi secretária-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tem um longo histórico de militância no PT.
Vale lembrar que Gustavo Perissinotto, após longa militância no PT, deixou o partido e ingressou no MDB para viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Rio Claro em 2016, com o apoio do então prefeito Du Altimari (MDB) e da vice Olga Salomão (PT). Derrotado por Juninho da Padaria (DEM), buscou refúgio no PSD e foi candidato a deputado estadual em 2018 sem sucesso.
Sobre a ABM
Fundada na cidade do Rio de Janeiro em 15 de março de 1946, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, hoje com sede e foro em Brasília – DF, operando num regime de íntima cooperação com as municipalidades, instituições congêneres e afins, bem como Entidades Estaduais, Federais e Internacionais.Nossos membros e associados são os municípios, as Associações Estaduais e Microrregionais, bem como gestores, técnicos e servidores de comprovada atuação no movimento municipalista, congregando inclusive os ex-administradores municipais.
Ao longo de sua trajetória, a ABM assumiu o papel de representação, união e fortalecimento dos municípios brasileiros, conquistando um importante espaço nos debates nacionais sobre o pacto federativo. A entidade integra atualmente o Comitê de Assuntos Federativos da Presidência da República (CAF); os Conselhos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM); entre outros órgãos e Fóruns Nacionais.
Leia mais notícias sobre política de Rio Claro e Região e a Opinião de nossos comentaristas.