O maior jornal inglês, The Guardian, classificou o exercício militar do qual participou Jair Bolsonaro nesta terça-feira 10 como “um desfile da República de Bananas”.
A reportagem, assinada pelo correspondente do veículo no Brasil, Tom Phillips, reúne críticas à passagem de tanques pela Esplanada dos Ministérios no dia em que a Câmara dos Deputados tende a rejeitar a PEC do Voto Impresso, uma obsessão de Bolsonaro.
Entre os adjetivos apresentados por fontes ouvidas para a matéria estão “ridículo”, “grotesco”, “desnecessário” e “lamentável”.
The Guardian, depois de chamar exercício militar de “desfile da República de Bananas de Bolsonaro” ainda pontua que, “para elevar o nível do absurdo”, um deputado bolsonarista comemorou o desfile de tanques utilizando uma imagem de veículos chineses na Praça Tiananmen, em Pequim, em 2019.
Trata-se de Otoni de Paula (PSC-RJ), que publicou nas redes sociais a foto dos tanques com a legenda: “Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”.
The Guardian
The Guardian é um jornal diário nacional britânico independente, conhecido, até 1959, como Manchester Guardian. Junto com seus jornais irmãos, The Guardian Weekly e The Observer, o Guardian faz parte do Guardian Media Group, propriedade do The Scott Trust Limited.