Fechando o fim de semana, o Projeto Crioulos encena a peça “Crioulos Expresso” para o Teatro #EmCasaComSesc. A apresentação será neste domingo (22) a partir das 19 horas no palco do Sesc Santana. O espetáculo terá transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube do Sesc São Paulo.
Com texto e direção de Caio D’aguilar, o espetáculo mescla temas históricos da negritude a partir de uma narrativa ficcional que aborda de fantasmas da Ku Klux Klan aos efeitos da segregação racial. A narrativa é contada pela ótica de Crioulo, jovem cujo pai, um ativista das causas sociais, é morto por policiais milicianos num conflito racial. O trabalho traz de forma cômica e ácida histórias que revisitam décadas de preconceito, violência e conflitos de raças.
“Acredito que para o protagonismo negro acontecer ele deve ser aparelhado com narrativas originalmente negras que proporcionem singularidades a partir da evidência de novas vozes negras – necessitando ser cada vez mais estruturadas, habilitadas para um alcance maior de roteiros, textos, dramaturgias, direções, atuações de artistas negros na cena teatral da cultura e da arte no Brasil”, explica o diretor Caio D’Aguilar.
“Quebrando qualquer tipo de dependência histórica para que a fala negra aconteça originalmente, fomentando a continuidade e a criação de novas subjetividades contemporâneas negras como obras e, consequentemente, contribuindo para uma reparação artística diversificando o imaginário e simbólico de um público”, acrescenta D’Aguilar.
A peça provoca o público com furos e situações da realidade brasileira, entrelaçando passagens de conflitos reais de raça e identidade no Brasil, a momentos políticos importantes da história e outras instâncias e camadas culminando no desespero de se rir daquilo que é verdadeiro e cruel.
O elenco é formado por Fernanda Ross, Kenan Bernardes e Anderson Negreiro. Após a apresentação da peça haverá um bate-papo com o elenco e o diretor.
A peça deste domingo (22) faz parte da programação do projeto #EmCasaComSesc que toda semana traz apresentações ao vivo de música, teatro, dança e atrações infantis. Os eventos acontecem de terça a domingo, às 19 horas, com exceção da programação infantil, transmitida às 15 horas no sábado.
Na programação desta semana teve live instrumental da saxofonista Paula Valente, apresentação dos espetáculos “Mato Cheio” do grupo Carcaça de Poéticas Negras e “Filhes–da–Pº##@! – T O D A” do Coletivo Calcâneos, show de samba de roda com Nega Duda, transmissão do espetáculo “Mawaca para Crianças” do grupo Mawaca e live do grupo Raíces de América. Agora, para fechar a agenda da semana, o Projeto Crioulos encena a peça “Crioulos Expresso”.
Os shows e espetáculos podem ser vistos gratuitamente no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio. Além das transmissões ao vivo, o público pode acessar o acervo e curtir os eventos disponíveis, tudo de graça, sem precisar sair de casa.