“A internação por si só já retrata um momento difícil para a pessoa que busca a solução para o mal que afeta sua saúde. Agora, a espera por leitos nos corredores torna o processo mais doloroso tanto para o interno quanto para os familiares que são tomados pela tensão da situação”. Com essa frase, o vereador Serginho Carnevale (DEM) defendeu a aprovação do Requerimento 2440/21 na sessão ordinária da Câmara Municipal sobre denúncias de pacientes a espera por leitos nos corredores do PSMI.
Segundo o vereador, os relatos que chegam do Pronto Socorro Municipal Integrado, o PSMI, localizado na Avenida 15, anexo à Santa Casa de Misericórdia, ratificam a situação que ele avalia como “precária e vexaminosa”. Ele observa que muitas das críticas chegam ao seu conhecimento com material fotográfico que comprova o drama vivido pelos pacientes.
No requerimento, o vereador solicita à Prefeitura de Rio Claro, através da Fundação Municipal de Saúde, explicações a respeito da constante ocupação nos corredores do PSMI. O parlamentar solicita ainda verificar se há necessidade para implantação de mais leitos na Santa Casa ou então estudar uma maneira para desafogar o referido pronto socorro e garantir um “tratamento mais digno aos munícipes”, pontuou.
Cultura
Através de outro Requerimento, desta vez de número 2337/21, o vereador solicita às Secretarias Municipais de Cultura e Obras esforço conjunto para a recuperação da parte estrutural do Gabinete de Leitura da cidade.
“A estrutura encontra-se em situação precária. Estamos falando de um dos símbolos da nossa cidade. O Gabinete de Leitura merece atenção especial por parte dos gestores públicos”, observou Serginho. “Este local não sofreu nenhuma intervenção significativa desde a sua construção em 1889”, finalizou.