O fim chega com mais uma edição da #ViradaSP Online 2021, maratona de 12 horas de música, artes cênicas e cultura urbana. O evento acontece neste sábado (4) e oferece diversas atrações online e gratuitas para o público. A Virada SP Online tem show de Renato Teixeira e de Sérgio Dias, banda Maglore e muito mais. Confira!
A agenda da Virada SP Online é composta por 21 atividades. Várias delas realizadas no Teatro Sérgio Cardoso, especialmente produzidas para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho. Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.
As transmissões começam ao meio-dia. O show de Renato Teixeira está marcado para as 17 horas. No show Um Legado, o artista apresenta-se com o violeiro, cantor e compositor Yassir Chediak, que assume no espetáculo a viola de prata, em um espetáculo que oferece ao público uma viagem emocionante pela música brasileira.
Esta edição da #ViradaSP Online também tem show especial de Sérgio Dias, um dos fundadores e integrante de todas as formações dos Mutantes. No set list clássicos como “Ando Meio Desligado”, “Panis et Circenses” e “Minha Menina”. O músico estará acompanhado dos integrantes atuais da banda: Esmeria Bulgari (vocal) e Camilo Macedo (vocais e violão). A live começa às 19 horas.
Depois de quase um ano e meio longe dos palcos, o quarteto Maglore realiza seu primeiro show desde o início da pandemia de Covid-19, com início às 21h40. E, para matar a saudade, a banda apresenta os maiores sucessos dos seus 12 anos de carreira como “Mantra”, “Café com Pão” e “Aquela Força”, entre outras canções do repertório autoral. O quarteto é formado por Teago Oliviera (voz e guitarra), Lucas Gonçalves (baixo e voz), Felipe Dieder (bateria) e Lelo Brandão (guitarra e synth).
A Virada SP Online tem show de Renato Teixeira e de Sérgio Dias, e muitas outras atrações. Outro destaque do evento é o quadro especial “Rolando Prosa”, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, que será transmitido a partir das 20h30. “Rolando Prosa” é um quadro especial recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.
Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Mairiporã. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura. A Virada SP Online tem show de Renato Teixeira e de Sérgio Dias e transmite 18 atividades ligadas à cidade de Mairiporã com diferentes linguagens artísticas.
Entre as atrações locais estão o espetáculo de Teatro de Bonecos Zero, com a Cia. Mevitevendo, livremente inspirado nas obras O Rouxinol e o Imperador de Hans Christian Andersen; o Grupo Cantareira, comemorando 40 anos dedicados à poesia escoltada por uma harmonia recheada de diferentes estilos musicais, formando uma sonoridade única; o Grupo Senzala de Capoeira de Mairiporã, conhecido por suas aulas em fundo de quintal, formando muitos capoeiristas; o espetáculo circense Luz da Conexão com a Cia. Teatral Klen Show Mairiporã; e show de Renan Fox, com muito reggae, MPB e rock.
Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades. “Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online e gratuita, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
Mairiporã se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram o evento. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.
“Vejo muito valor nessa proposta da ViradaSP, pois apresenta um modelo mais regionalizado que estimula, reconhece e fomenta as iniciativas artísticas e culturais de cada cidade e região. A realização da primeira virada cultural em Mairiporã será um grande divisor de águas para a produção cultural de nossa cidade”, destaca Ricardo Massonetto, diretor de Cultura de Mairiporã.
A #ViradaSP Online 2021 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.
“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade. O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado”, conclui o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
Serviço #ViradaSP Online – Mairiporã – 4 de setembro de 2021
- 12h10 – Zeca Mairipa e Juca Juquery – Show De Uma Música Só
- 13h00 – Banda Marcial Municipal de Mairiporã “Tia Emília”
- 13h30 – Teatro de Bonecos Zero, com Cia Mevitevendo
- 14h40 – Pé de Brasil, com Trupe Trupé
- 15h40 – Luz da Conexão, com Cia Teatral Klen Show
- 16h30 – Renan Fox e Banda
- 17h00 – Renato Teixeira convida Yassir Chediak
- 18h30 – Grupo Cantareira
- 19h00 – Sérgio Dias
- 20h30 – Rolando Boldrin, com Rolando Prosa
- 20h55 – Grupo Senzala de Caopeira de Mairiporã, com Mestre Babu
- 21h40 – Maglore
- 23h10 – Projeto Sinergia
Plataforma: www.culturaemcasa.com.br