Ao contrário de Lula, que vence todos adversários, Bolsonaro não ganha de ninguém nas simulações de segundo turno das eleições de 2022 feitas pela pesquisa Ipespe – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, divulgada quinta-feira (30).
Contratada junto ao Ipespe pela corretora de valores XP Investimentos, a rodada atual da pesquisa mudou de nome (perdendo o XP), mas manteve as tendências de derretimento do governo e da força eleitoral de Lula.
Entre outros pontos, a pesquisa indica que 64% dos brasileiros desaprovam a maneira como Jair Bolsonaro administra o País, enquanto 30% a aprovam. No último levantamento, em agosto, eram 63% e 29%, respectivamente.
No primeiro cenário pesquisado sobre a sucessão presidencial, o ex-presidente Lula (PT) lidera com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 28%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 11%.
Em seguida estão tecnicamente empatados o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 5%, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), que registra 4%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), que soma 2%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 7%.
Vale registrar neste primeiro cenário que, em relação a sondagem realizada em agosto, Lula cresceu três pontos percentuais (40% para 43%) enquanto Bolsonaro ganhou quatro pontos (24% para 28%). E Ciro – o nome da chamada terceira via melhor postado – ganhou apenas um ponto (10% para 11%).
No segundo cenário testado, o resultado é muito similar ao primeiro. Lula lidera com 42%. Em segundo lugar está Bolsonaro com 25%. Em seguida aparecem Ciro Gomes com 9%. O ex-ministro Sergio Moro (sem partido) tem 7%.
Mais abaixo estão o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena (PSL), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e Luiz Henrique Mandetta com 3% cada. Pacheco e a também senadora Simone Tebet (MDB) somam 1%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 6%.
Segundo a pesquisa, outro dado importante a ser ressaltado sobre a sucessão é a consolidação da polarização bolsonarismo x lulismo. Hoje, Lula aparece com 30% das intenções de voto na menção espontânea. Bolsonaro soma 23%. Ciro registra apenas 2%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 34%.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o ex-presidente Lula venceria todos os possíveis adversários: Jair Bolsonaro (50% a 31%), Sérgio Moro (53% a 34%), Ciro Gomes (49% a 30%), Eduardo Leite (49% a 21%) e João Doria (50% a 24%).
Bolsonaro, além de perder para Lula se a eleição fosse hoje, também seria derrotado por Ciro (45% a 34%), Doria (39% a 35%) e Leite (36% a 33%).
Leia também notícias sobre política de Rio Claro e Região e a Opinião de nossos comentaristas.