Rio Claro ainda não possui um Plano de Arborização; Entenda sua importância

O Plano de Arborização Urbana é um documento oficial do município que legitima e descreve as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores.

0

É dever dos gestores municipais garantir uma melhor qualidade de vida e trabalhar para fortalecer o bem estar social dos munícipes, com mais áreas verdes para o lazer e a prática de esportes. Nesse sentido, recompor e ampliar a cobertura vegetal na cidade é fundamental. A primeira medida consiste na criação de um Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que busca dentre outras ações, a recomposição das espécies nativas nos bairros e corredores da cidade.

Rio Claro já possui uma minuta pronta do PMAU criada na gestão do ex-prefeito Juninho da Padaria (DEM) para ser discutida e votada, mas ela ainda está parada no Executivo e cabe somente a esse poder a função de encaminhar o projeto para votação na Câmara Municipal, que por sua vez deverá discutir com a população e especialistas da área, através de audiências públicas, o seu conteúdo.

Posto em prática, o PMAU vai nortear o município, quanto à gestão planejada e sistematizada de plantio, preservação, manutenção e monitoramento das árvores.

Na visão do vereador Júlio Lopes (PP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Rio Claro, a partir das diretrizes do plano municipal, o plantio de árvores de forma coordenada irá reduzir as necessidades de manejos como supressão, substituição e podas e garantir o pleno aproveitamento dos serviços ecológicos. “Contudo, para que a arborização desempenhe todas as suas funções, ela precisa ser bem planejada, discutida com a cidade, adequadamente implantada e corretamente mantida”, enumerou.

Júlio Lopes (PP) também é presidente do conselho fiscal do Consórcio da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ

Vale destacar, que o plantio inadequado de espécies resulta, muitas vezes, em danos provocados pelas raízes em calçadas, asfalto, redes de água, esgoto, eletricidade; e pelas copas que afetam redes elétricas, construções e iluminação pública. Por isso, a importância de um planejamento adequado de acordo com cada situação.

Entre os benefícios de uma adequada arborização, podemos citar o bem-estar psicológico, o efeito estético, a sombra para os pedestres e veículos, a proteção contra o vento, a diminuição da poluição sonora, a redução do impacto da água de chuva, o auxílio na diminuição da temperatura, a preservação da fauna silvestre e na conservação do asfalto.

Para conhecer a minuta do Plano Municipal de Arborização Urbana de Rio Claro clique AQUI.

Leia também notícias sobre política de Rio Claro e Região e a Opinião de nossos comentaristas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui