O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer foi reduzido para 21 dias. Por isso, quem tomou a vacina Pfizer há 21 dias deve tomar a 2ª dose. É importante que as pessoas confiram na carteirinha a data da primeira dose e, após 21 dias, compareçam para tomar a segunda dose da vacina.
Em Rio Claro, haverá vacinação contra a Covid-19 neste sábado (23) em atendimento realizado das 7h30 às 12h30 no posto da Unimed (Rua 12). As pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer ou da Coronavac até 2 de outubro receberão a segunda dose.
A vacina da Astrazeneca está esgotada no município, no entanto quem foi vacinado com a primeira dose desta vacina há 12 semanas ou mais receberá a dose da Pfizer para completar o esquema vacinal.
Neste sábado (23) também será aplicada a primeira dose em maiores de 12 anos, inclusive gestantes e puérperas. E a terceira dose em idosos, profissionais de saúde e pessoas com alto grau de imunossupressão.
Serão vacinados os profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose de qualquer laboratório em abril. Para os profissionais de saúde é obrigatória a apresentação da carteirinha do conselho profissional, crachá ou declaração do serviço de saúde onde atua.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas com imunossupressão de alto grau precisam ter recebido a segunda dose até 25 de setembro. Essas pessoas devem apresentar declaração médica com CID ou receituário de uso contínuo de medicamento modificador da resposta imune.
Quem tomou a vacina Pfizer há 21 dias deve tomar a 2ª dose. As pessoas com mais de 12 anos que ainda não se vacinar devem se imunizar. Todos que forem se vacinar devem levar RG, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. No caso de segundas e terceiras doses também é necessário o comprovante de vacinação com as doses anteriores.