Há duas rodadas do fim da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A-2, os times brigam por uma vaga no G-8 para avançar para a segunda etapa da competição. Após vitória por 1 a 0 sobre o Audax nesta quarta-feira (9), o Rio Claro se consolida no G-8 e o Velo Clube sai do grupo de classificação depois de perder de 2 a 1 para o Red Bull Brasil.
O Rio Claro superou o Osasco Audax jogando em casa no Estádio Augusto Schmidt Filho (Schmidtão). O Galo Azul venceu por 1 a 0 com gol de Thiago. O Rio Claro agora tem 20 pontos e segue confortável no G-8 na sexta posição. Já o Audax, com dez pontos, está em 15º lugar na zona de rebaixamento.
Com mais uma vitória, o Rio Claro manteve a invencibilidade. O time não perde há sete rodadas, desde que o técnico Alberto Félix assumiu o comando da equipe. Em sete jogos, foram quatro vitórias e três empates. O Galo Azul venceu o Primavera (1 a 0), a Portuguesa (1 a 0) e o RB Brasil (1 a 0), e empatou com o Velo Clube (1 a 1), Linense (1 a 1) e o Lemense (0 a 0), e agora o Audax por 1 a 0. A última derrota foi para XV de Piracicaba por 2 a 1 em jogo válido pela sexta rodada.
O próximo adversário do Rio Claro será o Monte Azul no domingo (13), às 10 horas, em Monte Azul Paulista. Na última rodada da primeira fase, o Rio Claro receberá o Taubaté em jogo marcado para as 15 horas de sábado (19) no Schmidtão.
Velo Clube sai do G-8
Após mais uma derrota, o Velo Clube manteve os 16 pontos e perdeu o posto no G-8 caindo para o nono lugar na tabela. O Galo Vermelho perdeu para o Red Bull Brasil que conquistou sua primeira vitória no campeonato e sonha em sair da zona de rebaixamento e permanecer na A-2. Everton e Caetano fizeram os gols para o RB Brasil, enquanto Eric Di Maria descontou para o Velo.
Essa é a quarta derrota consecutiva sofrida pelo Velo Clube que também perdeu de 1 a 0 para a Portuguesa, 2 a 0 para o Lemense e 1 a 0 para o Linense. A última vitória foi sobre o Juventus por 2 a 0. Sem somar pontos em três rodadas, o Galo Vermelho saiu do G-8 e precisa vencer os próximos dois jogos se quiser avançar para a segunda fase. Mesmo vencendo, ainda vai depender de outros resultados.
A equipe rubro-verde tem pela frente o São Caetano e São Bento. O Velo Clube receberá o São Caetano no próximo domingo (13), às 19 horas, no Benitão. O adversário tem um ponto a mais que o Velo e ocupa a oitava posição no G-8. Depois enfrentará o São Bento no sábado (19), às 15 horas, pela última rodada. Com 21 pontos, o São Bento está em quarto lugar na tabela.
Classificação
Com 13 rodadas realizadas, a Portuguesa se mantém na liderança com 28 pontos, seguida do Oeste (26 pontos/2º lugar), XV de Piracicaba (25/3º), São Bento (21/4º), Linense (21/5º), Rio Claro (20/6º), Lemense (18/7º) e São Caetano (17/8º). No momento, esses são os times que integram o G-8.
A tabela segue com Velo Clube em nono lugar com 16 pontos, Primavera (16/10º), Juventus (15/11º), Portuguesa Santista (13/12º), Monte Azul (12/13º), Taubaté (12/14º), e Audax (10/15º) e RB Brasil (6/16º), ambos na zona de rebaixamento.
Restrições Covid-19
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) a liberação de ocupação máxima de público nos estádios de futebol do estado de São Paulo. A medida também vale para eventos esportivos em geral, culturais e de lazer. Antes restrito, o acesso do público a estádios começou a ser liberado no início de outubro do ano passado, quando os jogos de futebol – e eventos esportivos em geral em ambientes abertos – passaram a receber público.
Em comunicado, a Federação Paulista de Futebol (FPF), informou que “está liberada a ocupação de 100% da capacidade de público nos estádios a partir desta quinta-feira (10)”. Porém, a entidade, “mantém a recomendação do uso da máscara em todos os ambientes abertos”, mesmo após liberação da obrigatoriedade em ambientes abertos pelo governo paulista.