A Semana de Ogum começa neste sábado (23) em Rio Claro com várias atrações para a comunidade. O casarão da Cultura recebe a programação do evento que tem entrada gratuita.
Então, a população pode curtir a programação que tem música, dança e debates. As atividades começam às 19 horas, com exceção do dia 1º de maio. Nessa data, as atrações iniciam a partir das 10 horas. Assim sendo, a comunidade está convidada a participar do evento.
Tudo começa no sábado com a abertura da Semana de Ogum e suas Origens Culturais. Os participantes vão participar de solenidade e apreciar exposição. Além disso, haverá música com apresentação da banda Odoyá.
Depois da música, a agenda segue com dança. Na terça-feira (26) o bailarino Rafael de Paula ministra workshop de dança africana.
Na quarta-feira (27) tem aula aberta de Maculelê com o professor Baiano, da Abadá Capoeira. Em seguida, às 20 horas, haverá roda de capoeira com Mestre Gilberto, do grupo Estrela da Libertação.
Oficina de percussão e roda de samba na Semana de Ogum
Uma oficina de percussão está programada para quinta-feira (28). A Semana de Ogum sengue no dia 29 com realização de roda de conversa. A atividade tem como tema “Intolerância religiosa e a contribuição da cultura africana na formação da sociedade brasileira”. Logo depois, os participantes curtem apresentação da banda Nebadon.
A Semana de Ogum termina no dia 1º de maio, um domingo. Assim, o sambista André Oliveira fecha a programação com roda de samba a partir das 10 horas.
A Semana de Ogum e suas Origens Culturais é organizada pela prefeitura de Rio Claro. O evento foi criado pela Lei Municipal 4468/2013. Portanto, a atividade faz parte do calendário oficial do município. Ou seja, conta com realização anual.
No ano passado, o evento ocorreu de forma virtual por causa da Covid-19. Desse modo, o público assistiu as atrações online. Agora, a semana retorna com atividades presenciais.
A população pode prestigiar as atrações a partir deste sábado (23). Basta comparecer ao Casarão da Cultura na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.