O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril e, para celebrar a data, Rio Claro realiza neste sábado (30) um evento que reúne amantes de trens e praticantes de ferreomodelismo da cidade e da região. O evento acontece a partir das 9 horas, quando será celebrada missa, na antiga estação ferroviária, na Rua 1, Centro.
Além de exposição de diversas maquetes e acessórios ligados ao hobby, haverá a exposição de duas locomotivas V8 e três vagões de passageiros. As duas primeiras foram doadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e os três vagões, pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os vagões serão restaurados e, posteriormente, utilizados como trem turístico na cidade.
O evento ainda terá passeio de trole para crianças, sorteio de brindes, praça de alimentação, a presença da Banda dos Ferroviários e uma homenagem a esses profissionais pelo seu dia. Os organizadores dos passeios de trem informam que os ingressos estão esgotados. A troca de alimentos por ingressos começou às 8 horas desta sexta-feira (29) e por volta das 11 horas todos os ingressos já tinham sido entregues.
De acordo com André Luccas, associado do IMF (Instituto Memória Ferroviária), já estava na hora de a cidade ter um encontro como este. “Após um período muito difícil, em razão da pandemia, decidimos que era o momento de realizarmos este evento, que agradará não apenas aos apaixonados por ferreomodelismo e trens, mas a toda a população, pois reunirá diversas atrações para todo o tipo de público. E os visitantes podem vir tranquilos, pois seguiremos todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19”, afirma.
Organizado pelo IMF, o evento conta com o apoio da prefeitura de Rio Claro, Secretaria de Turismo, Rumo Logística, CPTM, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista de Campinas, e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto (SP).