Está em dia com a Justiça Eleitoral? Se acaso tiver pendência, não se preocupe. Os cartórios eleitorais fazem plantão neste final de semana. As unidades abrem das 11 às 18 horas em Rio Claro.
Então, aproveite o sábado ou o domingo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Afinal, se quiser votar neste ano, tem que estar com o título em ordem.
Aliás, faltam cinco dias para terminar o prazo de cadastro eleitoral. O prazo final para tirar, transferir e regularizar o título acaba na quarta-feira (4).
Desse modo, o eleitor deve observar o prazo. O cadastro eleitoral vai ser fechado logo que a data-limite expirar. Assim sendo, quem não regularizou o título não pode votar nas eleições 2022.
Cartórios eleitorais atendem em horário ampliado
Além do plantão, os cartórios eleitorais vão atender em horário ampliado. Logo, de 2 a 4 de maio, os cartórios eleitorais abrem das 9 às 18 horas.
O eleitor não precisa agendar horário de atendimento. Os cartórios vão atender por ordem de chegada. Dessa forma, prestar atenção à fila é fundamental.
Além disso, o cidadão pode fazer alguns serviços pela internet. O alistamento, a revisão e a transferência do título podem ser feitos online.
O serviço está disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio do formulário TítuloNet. Se acaso não conseguir, o eleitor deve procurar o cartório.
Endereço dos cartórios
O cartório da zona 110 fica na Rua 8, nº 819, entre as avenidas 5 e 7, no Centro. Já o cartório da zona 288 atende na Avenida 13, nº 634, entre as ruas 5 e 6, Centro.
Por outro lado, os eleitores da microrregião de Rio Claro são atendidos no cartório da zona 245. O posto fica na Rua 14, nº 521, no bairro Consolação.
O eleitor deve consultar o site do TSE para saber se o título está cancelado. Se tem alguma pendência, mas o título está regular, pode votar normalmente.
Os eleitores não precisam fazer biometria para votar nas eleições de 2022. O cadastro biométrico está suspenso desde 2020. A suspensão ocorre por conta da pandemia de Covid-19. Dessa forma, quem teve o título cancelado por não ter biometria vai poder votar em 2 de outubro.