Com o aumento dos casos de abuso e exploração sexual de crianças durante a pandemia de Covid-19, o município de Rio Claro decidiu ampliara a discussão sobre o assunto e organizou para o próximo dia 20 o 1º Fórum Rio-clarense de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.
“A criação desse fórum surgiu a partir da preocupação e inquietude da Rede Municipal de Proteção às Crianças e Adolescentes”, explica Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que organiza o evento em parceria com secretarias municipais e Conselho Tutelar de Rio Claro.
“O objetivo desse encontro é mobilizar as diferentes esferas da sociedade e do governo para refletir e agir sobre a realidade do município de Rio Claro nesse tema que é da maior relevância”, ressalta Bruna.
As inscrições podem ser feitas pela internet. Cada participante deverá entregar um litro de leite na portaria do evento, que será realizado no Centro Cultural Roberto Palmari. Todo o leite arrecadado será destinado ao trabalho do Fundo Social de atendimento às famílias que mais precisam.
A prefeitura também aproveitará o fórum para divulgar o Plano Municipal da Primeira Infância, que está sendo construído com o envolvimento de estudantes da rede municipal de ensino.
O fórum tem a participação de equipes das secretarias municipais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Turismo, Cultura e Esportes.