Rio Claro tem novo fluxo de atendimento para pessoas com síndrome gripal a partir de hoje (3). Ou seja, o município fez mudanças no sistema de atendimento para a doença. Assim, as unidades básicas de saúde do Cervezão e da Avenida 29 passam a atender essa demanda. Para isso, as equipes das unidades ganharam reforço nas equipes. Dessa forma, as unidades têm mais dois médicos cada e profissionais de enfermagem para atender as pessoas com sintomas gripais.
“Reorganizamos o fluxo para agilizar o atendimento, de maneira que cada paciente seja atendido no lugar certo, desafogando as unidades de urgência”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Agora, o atendimento a quem estiver com sintomas gripais acontece nas unidades básicas de saúde do Cervezão e da Avenida 29. Portanto, os pacientes que procurarem as UPA do Cervezão ou da 29 vão ser encaminhados para o atendimento na UBS que funciona ao lado.
“Nas UBS estas pessoas vão receber todo o atendimento necessário, inclusive farão testes de Covid de acordo com os sintomas apresentados, seguindo o protocolo de testagem”, acrescenta Giulia.
O atendimento nas UBS ocorre das 8 às 17 horas. Por isso, a fundação orienta as pessoas com sintomas gripais que busquem o atendimento neste horário.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde houve aumento dos casos de síndrome gripal atendidos nas UPA nos últimos dez dias. No entanto, a maioria das pessoas atendidas tem classificação de caso leve. De acordo com Giulia, as unidades de pronto atendimento só devem ser procuradas em casos de urgência e emergência.