Notório papagaio de pirata, a ausência de Du Altimari em reunião de comitiva de Rio Claro com presidente nacional do MDB em Brasília, pode ser interpretada como eventual racha ou como estratégia do partido para a sucessão municipal, em 2024.
Lotado desde maio de 2019 no gabinete do deputado federal e presidente nacional do MDB Baleia Rossi, o ex-prefeito Du Altimari sempre faz questão de marcar presença em eventos com lideranças nacionais da legenda e em reuniões com pautas relativas a interesses de Rio Claro.
Desta vez, porém, não deu o ar da graça em reunião realizada nesta semana em Brasília, quando Baleia Rossi recebeu uma comitiva rio-clarense liderada pela ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Bruna Perissinotto – clique AQUI.
Além da constatação óbvia de que não permanece em Brasília, a ausência do ex-prefeito reforça a posição dúbia que o MDB assume em relação ao governo Gustavo Perissinotto, já que enquanto Maria do Carmo passou a integrar o governo ao final do ano passado como chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Altimari mantém uma postura crítica e faz movimentos para ganhar fôlego e se manter como eventual candidato em 2024 – clique AQUI.
Dado ao perfil fisiológico e governista do MDB – em Rio Claro não é diferente -, o aparente racha pode ser na verdade parte de uma ação estratégica pela qual a legenda pretende aumentar seu poder de barganha para 2024, quando poderá indicar Maria do Carmo para compor chapa com Gustavo no lugar do vice-prefeito Rogério Guedes (PL), que também movimenta suas peças no tabuleiro da sucessão municipal e já prepara um “Plano B” com vista a uma eventual candidatura – clique AQUI.
Comitiva
Além de Bruna Perissinotto e Maria do Carmo, a comitiva de Rio Claro que se reuniu com Baleia Rossi nesta semana em Brasília foi integrada pelos secretários municipais Anelo Matos (Habitação), Valéria Velis (Educação) e Giulia Puttomatti (Saúde). Participaram também pela Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, o provedor Danusio Antonio Diniz e a assessora de relações institucionais Larissa Loureiro, além do chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde, Murylo Cesar.