Passar gelo na pele é a nova moda de skincare! A ‘Skin icing’, técnica que viralizou no Tik Tok, consiste em aplicar gelo após uma noite de sono para deixar a pele mais firme e reduzir seu inchaço. Para saber a veracidade do método conversamos com a dermatologista Bárbara Carneiro, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME):
Cuidados
O gelo é indicado para pessoas sem nenhum tipo de lesões no rosto, ou seja, aqueles com a pele sensível ou com acne severa não é recomendável de forma alguma esse procedimento. Além disso, é sempre importante aplicar o gelo embrulhado em algum anteparo, como tecidos de algodão limpo.
“É importante ressaltar que as pessoas não devem colocar o gelo diretamente na pele, uma vez que o contato pode ocasionar queimaduras graves”, explica a doutora.
Benefícios
Sim, ele ajuda a reduzir o inchaço após uma boa noite de sono. A aplicação correta do gelo na região das olheiras pode ajudar muito a área a desinchar. Fazer movimentos circulares ajudam a fazer uma drenagem na região, diminuindo o inchaço.
A dermatologista explica que o gelo provoca uma diminuição da oleosidade e do edema (inchaço causado por excesso de líquido retido nos tecidos do corpo). Ele também provoca uma vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), o que diminui a irritação e a alergia na pele.
A aplicação pode ser feita todos os dias e em todas as áreas do rosto, mas geralmente é mais comum na área dos olhos para combater o inchaço matinal.
Alternativas para quem possui pele sensível
Para aqueles que não podem aplicar o gelo na pele, existem algumas opções menos agressivas para desinchar.
Lavar o rosto de manhã com água bem gelada pode se tornar uma alternativa bem eficaz para substituir o gelo. Outra dica é depois do banho, uma ducha de água bem gelada no couro cabeludo e no rosto ajuda a diminuir a produção da oleosidade.
“Fazer isso antes da maquiagem também é ótimo, visto que aumenta sua durabilidade”, ressalta a doutora.