O município de Rio Claro integra a lista de 2.602 municípios brasileiros que declararam interesse em aderir ao Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa tem como objetivo reunir diversas prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) no mercado internacional, além da aquisição de insumos utilizados no tratamento da doença.
Para que o município parte será necessário aprovar uma lei autorizando a adesão. De acordo com relatório divulgado pela FNP, 1.731 dos 2.602 municípios já enviaram projeto de lei à Câmara Municipal, e Rio Claro faz parte desse grupo. Somente após aprovação da lei a adesão será formalizada.
O presidente da FNP, Jonas Donizette, ressaltou a importância do consórcio e das ações que os prefeitos estão promovendo por meio da entidade. “O momento é muito difícil, mas estamos ocupando um lugar de liderança, um espaço importante de diálogo propositivo”, declarou.
Os municípios ainda podem aderir ao Conectar. Segundo a FNP, tanto a manifestação de interesse como o recebimento das leis continuarão abertos após a instituição do consórcio, conforme determina a Lei Federal nº 11.107/2005.