O Museu da Imagem e do Som (MIS) continua promovendo atividades virtuais dentro da programação #MISemCASA. Nesta quarta-feira (24) é a vez do programa “Notas Contemporâneas” que traz bate-papo com a cantora, compositora e instrumentista Tetê Espíndola. O evento será realizado às 20 horas com transmissão pelo canal do MIS no YouTube – clique AQUI.
O programa “Notas Contemporâneas” registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu.
Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. Esta edição apresenta trechos do depoimento de Tetê Espíndola.
Sobre a cantora
Terezinha Maria Miranda Espíndola (Campo Grande, MS, 1954), conhecida como Tetê Espíndola, é cantora, compositora e instrumentista, dona de um timbre e uma extensão de voz incomuns. Ela tem orientado seu trabalho por incursões pela vanguarda e pelo experimentalismo a partir de uma vasta pesquisa com sons de pássaros. Em seu depoimento concedido dentro do Notas Contemporâneas em maio de 2016, recorda que nasceu em uma família grande e de artistas e iniciou-se musicalmente tocando craviola no conjunto Luz Azul em sua cidade natal.
Seu primeiro disco – “Tetê e o Lírio Selvagem” – foi lançado em 1978, época em que já morava em São Paulo. Em 1981, defendeu a composição de Arrigo Barnabé “Londrina” no Festival MPB Shell. A parceria com o músico continuou, e Tetê é um dos grandes nomes da vanguarda paulista.