Dentre as bandas que despontaram no rock nacional durante a década de 80, o Nenhum de Nós tem uma das trajetórias mais emblemáticas e desafiadoras.
A estreia dos gaúchos foi com Camila Camila, que demorou a emplacar, mas logo se tornou um marco do grupo. Em seu segundo a banda emplacou O Astronauta de Mármore, um dos maiores sucessos nas rádios em 1989.
O hit é um dos que mais divide a opinião da galera do rock. A homenagem do Nenhum de Nós é entendida por parte do público como apenas uma tradução de Starman, de David Bowie.
Só o peso que cerca o nome desse gênio já dá uma pista para entender os motivos de tanta discórdia, né?
No entanto, a letra adaptada pelo grupo carrega significados mais profundos e existenciais, o que torna a composição ainda mais fascinante.
Vem entender os significados de O Astronauta de Mármore, sucesso do Nenhum de Nós:
História e significado de O Astronauta de Mármore
Os anos 80 foram incríveis para o rock nacional e grandes bandas foram formadas naquele período. Entre nomes de peso como Legião Urbana, Barão Vermelho e Capital Inicial, estava um até então discreto trio do Rio Grande do Sul que também começava a fazer barulho.
Impulsionados pelo estouro de Camila, Camila, no final de 1987, o grupo conseguiu bons números nas vendas do primeiro álbum, mas ainda tinha um repertório pequeno de canções originais. Por isso, em suas apresentações, os músicos incluíam covers de clássicos que bombaram no mundo inteiro.
Entre eles estavam obras-primas de David Bowie, que era um ídolo para o grupo. A oportunidade de gravar uma versão para um dos sucessos do camaleão do rock surgiu quando eles cantavam Starman durante os ensaios e foram surpreendidos por um desafio sugerido por Reinaldo Barriga, produtor da banda na época.
A proposta foi a de que eles fizessem uma versão em português da música, como forma de homenagem a Bowie. Para isso, eles não pensaram em apenas uma tradução literal, mas que fosse uma letra com vários simbolismos, alusões a diversos temas e fizesse menção ao legado do artista inglês
Para Thedy Corrêa, o projeto significava mais: era uma oportunidade de escrever mais um capítulo para o Major Tom, um viajante espacial – um dos personagens criados por Bowie – que apareceu pela primeira vez em Space Oddity e depois em Ashes to Ashes, por isso as metáforas espaciais estariam mais vivas do que nunca.
Depois de finalizada, a composição precisava ser liberada pela gravadora e a tão sonhada aprovação da letra veio do próprio cantor. Daí para o sucesso nacional foi um pulo, mesmo que muitos ainda torcem o nariz para a música.
Uma viagem espacial: o significado de O Astronauta de Mármore
Nessa adaptação, os arranjos e a essência dramática de Starman serviram de base para a mensagem que queria ser passada pelo Nenhum de Nós.
No entanto, O Astronauta de Mármore não veio de forma totalmente clara, pois cada estrofe mistura vários significados. Venha conferir eles com a gente!
A Lua inteira agora é um manto negro
O fim das vozes no meu rádio
São quatro ciclos no escuro deserto do céu
Pelo título já dá para saber que a temática celeste/espacial é o norte para as metáforas que estão presentes nos versos. Há um espírito reflexivo e de contemplação, como a descrição das quatro fases da lua de uma maneira poética.
O trecho também transmite uma ideia de vazio e solidão, com a lua em seu estágio mais apagado e o fim da programação na rádio leva a entender que o personagem encara uma madrugada silenciosa.
Quero um machado pra quebrar o gelo
Quero acordar do sonho agora mesmo
Quero uma chance de tentar viver sem dor
Notamos que o protagonista narra uma tentativa de fugir de sentimentos ruins, como se estivesse em uma bad trip. Logo, entendemos que a música faz a primeira alusão às drogas, que servem como um anestésico para superar os momentos difíceis.
Ao mesmo tempo, o uso das substâncias o levam a um ciclo de retorno ao vício, e acordar se sentindo culpado é uma tônica na jornada desse astronauta.
Uma das partes que causa mais estranheza para o público é o verso Quero um machado para quebrar o gelo, que parece uma expressão fora de contexto. A explicação, contudo, é clara: representa um trecho recortado da música Ashes to Ashes, principal single do álbum Scary Monsters (And Super Creeps) de David Bowie.
Estar lá
E ver ele voltar
Não era mais o mesmo
Mas estava em seu lugar
A rotina de um astronauta é repleta de viagens e períodos de solidão. Quando ele volta do espaço, muitas vezes a realidade é diferente do momento da partida. Então, mesmo que volte ao seu lar, ele se sente deslocado do que nunca.
A letra faz uma analogia aos momentos mais complicados de tristeza, em que entramos em uma espiral de confusão e não pertencimento a um lugar e apenas queremos nos sentir bem.
Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul
Ao mesmo tempo, há uma ideia de resiliência e liberdade de expressar os sentimentos, de seguir firme contra os problemas, nem que para isso recorra às memórias de um tempo mais leve.
Novamente, a metáfora espacial se faz presente, já que quando está em seu trabalho, o astronauta tem a visão do planeta em sua imagem azulada.
A trajetória escapa o risco nu
As nuvens queimam o céu nariz azul
Desculpe, estranho, eu voltei mais puro do céu
Uma das maiores dúvidas dos fãs é o motivo que levou o grupo a escolher O Astronauta de Mármore como no título da faixa. Ok, o astronauta é bem nítido, já que ele é o personagem principal da música.
Já o mármore representa uma insinuação ao uso de substâncias proibidas, mais especificamente à cocaína. No processo de produção da droga são misturadas diversas substâncias, entre elas o pó de mármore.
Pela semelhança e coloração, ela pode ser simbolicamente apelidada de mármore branco.
Seguindo essa lógica, falar que o nariz queima seria uma referência a sensação obtida quando uma pessoa usa o pó, assim como a sensação de pureza e elevação, lembrando a euforia que a cocaína causa, um dos seus efeitos mais conhecidos.
Essa é uma das interpretações mais abstratas. De concreto mesmo é que o trecho fala sobre a decolagem de uma nave rumo ao espaço. Quando os foguetes são lançados eles deixam riscos no céu, assim como as peças se desprendem da máquina e pegam fogo quando entram em atrito com as camadas da atmosfera.
Como podemos ver, às vezes as explicações são mais óbvias que imaginamos ¯_(ツ)_/¯
A versão mais criticada do rock nacional
Desde o momento que ganhou as rádios, O Astronauta de Mármore dividiu opiniões entre público e críticos. Os mais fervorosos alegam que a canção destruiu toda a essência de Starman, enquanto outros simplesmente entenderam a ideia da versão e fizeram com que ela se tornasse um marco para o Nenhum de Nós.
Até por isso, o grupo se acostumou a conviver com as críticas, mas não sem o vocalista rebater os comentários negativos. Em entrevistas, Theddy já afirmou que os fãs de Bowie que criticam a transformação da letra entendem menos da trajetória do inglês do que a banda.
Na letra dessa música, eu desafio algum bowiemaníaco a decifrar o que a gente tá falando ali. Mas todas as coisas têm referências em astronautas e no Major Tom[…] Falam que assassinamos a música. Não levo a sério críticos idiotas e fãs histéricas, provocou o músico.
Declarações à parte, o fato que o hit teve a benção de David Bowie, que durante um show em São Paulo, saudou a versão feita pelos gaúchos. Agora vou tocar uma canção que eu sei que todos vocês podem cantar só que em português!
Então, se o astro autorizou, quem somos nós para contrariar, né?!