O mercado de produtos para skincare tem crescido e ganhado popularidade, especialmente durante a pandemia. Com o isolamento social, as pessoas saíram de uma rotina agitada e passaram a olhar mais para si mesmas.
Além de ser uma forma de cuidar da pele, o skincare contribui no cuidado diário da autoestima, da saúde mental e auxilia na restauração da paz que, por vezes, é abalada pelos transtornos causados pelo isolamento.
Outro assunto que também tem sido mais debatido neste momento é a utilização de produtos naturais na rotina de beleza. Como eles são livres de substâncias tóxicas, a pele é nutrida e hidratada de uma maneira natural e menos agressiva.
Há marcas que estão apostando em dermocosméticos que contêm uma composição formada, em grande parte, por elementos naturais, como óleos vegetais, ervas e plantas. Mas também é possível fazer o cuidado com a pele com itens encontrados na despensa ou na geladeira, como frutas, mel e açúcar, pois são naturais e bastante nutritivos para a pele.
Porém, se você for utilizar alimentos na rotina de beleza, é preciso ter cuidado com a concentração das substâncias escolhidas. A dermatologista Anna Navarrete recomenda evitar no rosto o uso de limão, abacaxi e todas as frutas cítricas. “Elas são fotossensibilizantes e podem causar manchas e vermelhidão”.
Além disso, a profissional ressalta que é preciso ter cuidado ao utilizar café no rosto, há pessoas que têm a pele mais sensível e, por isso, a esfoliação com borra de café não é recomendado. “Também é preciso tomar cuidado com os óleos vegetais, como o óleo de coco, pois ele é extremamente comedogênico, ele tem alto potencial na formação de cravos e espinhas”, afirma Anna.
É preciso utilizar com cautela até mesmo os óleos essenciais, que são conhecidos por terem diversos benefícios para o corpo e para a mente. A dermatologista reforça que o óleo essencial não deve ser passado puro no rosto ou no corpo, para evitar uma irritação antes é preciso diluí-lo.
Acompanhe quatro receitas práticas e seguras para você fazer seu skincare natural:
Esfoliante facial natural
- 1 colher de chá de óleo vegetal de jojoba
- Semente de uva ou outro de sua preferência
- Uma gota de óleo essencial de melaleuca
- Lavanda ou camomila
- 1/3 colher de chá de farinha de arroz
Se você preferir, a farinha de arroz pode ser substituída pela aveia. Após misturar os ingredientes, passe a mistura no rosto realizando movimentos suaves e circulares em toda a pele, para a remoção das células mortas. Em seguida enxaguar com água fria.
Esfoliante para os lábios
- Uma colher de chá de mel
- Uma colher de chá de azeite extra virgem
- Meia colher de chá de açúcar mascavo
Faça movimentos suaves e circulares nos lábios e depois enxague com água fria. Aplique um hidratante labial logo após a esfoliação.
Hidratante natural para estrias
- 10 gotas de óleo essencial de laranja
- 10 ml de óleo de prímula
- 10 ml de óleo de rosa mosqueta
- 100 ml de óleo de gérmen de trigo
Misture os elementos e aplique-os nas estrias, massageando a área. O ideal é aplicar essa mistura nas estrias duas vezes ao dia.
Detox capilar
- 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 100 ml de água
- 2 gotas de óleo essencial de alecrim
Faça uma massagem no couro cabeludo e em todo comprimento dos fios com essa mistura. Em seguida, lave os cabelos com bastante água.
Consultoria: Dermatologista Anna Fernanda Navarrete, especialista em dermatologia natural e criadora do perfil “Pele e Aura” no Instagram.