Na noite de ontem, dia 13, a Guarda Civil Municipal realizou mais uma operação em conjunto com a Vigilância Sanitária, no intuito de fazer cumprir o decreto estadual relativo a pandemia da Covid-19. Durante a operação, os estabelecimentos que agiam em desacordo com o referido decreto, foram notificados e orientados pela equipe da Vigilância Sanitária.
Vale lembrar que nossa região encontra-se na fase vermelha do Plano São Paulo, portanto, estão proibidas as atividades presenciais de estabelecimentos comerciais e organizações consideradas não essenciais pelo Decreto Estadual, tais como bares, restaurantes, lojas de vestuário, academias e reuniões religiosas.
Situação em Rio Claro
Com os cinco óbitos confirmados nesta terça-feira, 13, o município chega a 45 mortes neste mês de abril. Nos primeiros 12 dias de março, mês mais letal da pandemia em Rio Claro, foram registradas 27 mortes.
O município tem 938 pessoas em tratamento da doença, sendo que 116 estão hospitalizadas e 846 estão em isolamento domiciliar. Dos 116 pacientes internados, há 55 em UTI. O índice de ocupação de leitos, públicos e particulares é de 74%.
A situação exige que a comunidade siga as orientações das autoridades de saúde e fique em casa. O isolamento social é medida fundamental no enfrentamento à pandemia. Além disso, quando sair for inevitável, o uso de máscara é obrigatório e as mãos devem ser higienizadas frequentemente.