A maioria das repartições públicas ligadas à prefeitura de Rio Claro não têm expediente na quarta-feira (21), devido às comemorações relativas a Tiradentes. Há exceções, algumas no setor de manutenção da cidade, como a coleta de lixo domiciliar, que será normal no feriado.
Os moradores de bairros onde o lixo é recolhido nesse dia podem colocar o material para ser retirado normalmente.
Os sete ecopontos abrem em horário especial na quarta-feira, das 8 horas ao meio dia. A coleta seletiva de lixo e o serviço de cata bagulho não serão realizados no feriado de quarta-feira.
Saúde
O atendimento médico emergencial na rede pública municipal de saúde de Rio Claro será feito em plantões 24 horas. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a unidade de pronto atendimento do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre as ruas 12 e 13, telefone 3522-1818. Já o pronto atendimento do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, atende exclusivamente pessoas com sintomas de Covid-19.
A rede municipal de saúde também atende nesse dia as emergências psiquiátricas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho ao pronto atendimento do Cervezão. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas pela linha 192.
O serviço da prefeitura de distribuição gratuita de remédios terá atendimento normal também nessa quarta-feira (21). O horário de funcionamento não terá alterações e será feito das 8 às 17 horas.
As farmáciasficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e no Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha ao pronto atendimento do Cervezão).
Os medicamentos fornecidos gratuitamente pela prefeitura são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.
Ecopontos
Os sete ecopontos de Rio Claro ficarão abertos em horário especial no feriado dessa quarta-feira (21). O serviço atenderá das 8 horas ao meio dia.
Os sete ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3-JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6-A, Avenida M-21) e Jardim São Paulo (Rua 1-A), e no distrito de Ajapi (quilômetro 16 da estrada Ajapi-Ferraz na esquina da Avenida 15).
Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.