Andreeta chama Baungartner de mentiroso e sem caráter

Xingamento evidencia clima tenso entre os vereadores da Câmara de Rio Claro, que é a mais cara da região e que se vê pressionada pelo Ministério Público.

0

O vereador Rafael Andreeta (PTB) chamou o também vereador Vagner Baungartner (PSDB) de mentiroso e sem caráter. O ataque ao companheiro de legislatura na Câmara de Rio Claro foi desferido durante uma entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (02), na rádio Excelsior Jovem Pan.

O estopim para o ataque se deu quando Andreeta foi instigado a comentar uma recente declaração de Baungartner que, dias antes em entrevista à mesma emissora, disse discordar do salário pago a assessores e chefes de gabinete parlamentar, por considerar que os valores são excessivos e estão em desacordo com a realidade do mercado.

Em resposta, Andreeta disse que o tucano estava fazendo demagogia. Ele disse que antes de conseguir se eleger, Baungartner se dizia radicalmente contra cargos comissionados, mas que depois de eleito teria sido “contaminado pelo sistema” e foi o primeiro a “pegar” três assessores para o gabinete.

“É um cara mentiroso… É um cara sem caráter… Porque o cara que mente para o povo e mente dentro da Câmara não tem caráter nenhum” – disparou Andreeta.

Sob pressão

O Ministério Público vem aumentando a pressão para que a Câmara reduza a excessiva quantidade de cargos de livre nomeação e diminua os gastos com o pagamento de diárias aos vereadores.

Em julho, a 7ª Promotora de Justiça de Rio Claro Geórgia Carla Chinalia Obeid recomendou a exoneração de 31% dos servidores comissionados da Câmara. Isto, para atender o que determinava a Lei Complementar Municipal nº 104/2015, que estipulava ser esse o percentual de cargos em comissão que deveriam ser preenchidos por funcionários efetivos.

Contudo, para evitar as exonerações a Câmara partiu para o contragolpe e aplicou um passa-moleque no MP. Em comum acordo com o Executivo, aprovou na madrugada do dia 20 de agosto um projeto do prefeito Gustavo Perissinotto que reduziu de 31% para 20% o percentual de cargos comissionados destinados aos servidores de carreira da Prefeitura.

Graças a uma emenda ao projeto, nas autarquias – DAAE e Fundação Municipal de Saúde – e na Câmara Municipal, esse percentual foi reduzido ainda mais e acabou sendo fixado em 10% – clique AQUI.

Na mesma sessão extraordinária realizada na calada da noite, a Câmara também aprovou um projeto de resolução da Mesa Diretora que aumentou em 50% o valor das diárias pagas aos vereadores em viagens oficiais – clique AQUI.

Desta vez, o contragolpe veio do MP que – conforme o RC 8:32 antecipou com exclusividade – recomendou ao presidente da Câmara José Pereira (PSD) que cesse, imediatamente, o pagamento de diárias aos vereadores em desconformidade com a Constituição – clique AQUI.

A recomendação administrativa foi publicada a partir da página 31 da edição de 1º de setembro do Diário Oficial do Município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui