Uma boa notícia para os brasileiros que aguardam para tomar a vacina contra a Covid-19. A Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina Butanvac, imunizante 100% nacional que será produzido pelo Instituto Butantan, órgão do governo de São Paulo.
A ButanVac é um imunizante com tecnologia predominantemente nacional e que, caso obtenha registro, poderá ser fabricada integralmente no Brasil. A agência deu a autorização condicionada à apresentação de dados complementares sobre o andamento das pesquisas.
De acordo com a Anvisa, a pesquisa clínica da Butanvac das fases 1 e 2 terá três etapas, com previsão de participação de 6 mil voluntários. A autorização dada hoje corresponde à fase A, da qual participarão cerca de 400 pessoas.
Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Em seu Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou a conquista, já que a Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina Butanvac. Ele informou que o Instituto Butantan já produziu 7 milhões de doses do imunizante.
O Instituto Butantan iniciou em abril deste ano a produção da vacina Butanvac que utiliza ovos de galinha como matéria-prima. A meta é produzir 40 milhões de doses da Butanvac, sendo 18 milhões de imediato. A Butanvac é a primeira vacina 100% brasileira que não depende de insumos importados, como ocorre atualmente.
Vale lembrar que o Butantan já produz a vacina Coronavac em parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac. A Sinovac envia ao Butantan a matéria-prima (insumos) para que o envase, a rotulagem, embalagem e o controle de qualidade sejam feitos no Brasil. Depois disso, as vacinas são enviadas ao Ministério da Saúde que abastece o Programa Nacional de Imunização (PNI) para distribuição nacional.