Entre 12 e 16 de fevereiro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, tem novas ações para o público virtual. Os conteúdos podem ser acessados pelo site ou pelas redes sociais (@museucasadeportinari).
Na sexta-feira (12), os internautas terão dois vídeos disponíveis para aproveitar o final de semana: uma oficina para produzir máscaras de Carnaval personalizadas e coloridas para curtir a folia. No mesmo dia, a programação do Família Legal ensina as regras do Jogo da Velha. A brincadeira teve origem no século XIV no Egito e também existem vestígios desse passatempo na China, Império Romano e América Pré-Colombiana, mas se popularizou na Inglaterra. Com o vídeo é possível unir para testar as estratégias e habilidades para preencher as linhas diagonais, horizontais ou verticais com o mesmo símbolo, e impedir que o adversário faça o mesmo.
Ainda com a temática carnavalesca, no sábado (13), tem contação de história inspirada no livro “Maria Rosa”, de Vera Kelsey, publicado pela primeira vez em 1942, e ilustrado por Candido Portinari. A obra narra a ansiedade de uma menina na espera pela chegada do Carnaval.
Para conferir essas práticas e todas as outras veiculadas durante o período de isolamento social, basta acessar a página especial do Museu Casa de Portinari: ou as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e TikTok @museucasadeportinari.