As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, instituições do governo estadual, terão uma programação voltada para produção literária no mês de junho. As bibliotecas oferecem oficinas de literatura e escrita criativa aos interessados. As atividades acontecem na modalidade virtual, com vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Confira abaixo a programação completa:
A Biblioteca de São Paulo oferece a “Oficina de Escrita Criativa: Crônica”, que tem como objetivo mostrar as diferenças entre conto e crônica. A atividade acontece nos dias 8 e 10 de junho, das 14 às 17 horas. Os dois encontros serão ministrados pela professora Silvana Salerno, que é escritora, editora, jornalista e arte-educadora formada pela ECA e na FFLCH (USP).
Na aula, haverá uma contextualização de textos de cronistas brasileiros, de Machado de Assis aos contemporâneos, utilizando técnicas de humor, crítica, sátira, fluência, lirismo, leveza e o elemento surpresa. A oficina é indicada para pessoas a partir de 14 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.
Já o “Curso de Narração de Histórias”, idealizado pela Arte Despertar em parceria com a Biblioteca de São Paulo, tem como objetivo proporcionar aos participantes o desenvolvimento de competências de comunicação e relacionamento por meio de contos da tradição oral, literatura contemporânea e história de vida.
O curso terá nove aulas que serão realizadas nos dias 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25 e 29 de junho, das 10h30 às 12h30. A atividade é indicada para pessoas a partir de 16 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.
Na oficina “Poesia e Artes Visuais: Diálogos criativos”, da Biblioteca Parque Villa-Lobos, é proposto aos participantes uma série de exercícios de criação de poemas em diálogo com pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. A ideia é revelar novas possibilidades de criação poética, para além do diálogo com textos literários e com formas já conhecidas de poesia. A oficina é indicada para pessoas a partir de 16 anos e será realizada em três encontros de 15 a 17 de junho, das 14 às 17 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.
A “Oficina Indianismos na Literatura Brasileira”, da Biblioteca Parque Villa-Lobos, estimula a produção de textos críticos por meio da troca de experiências e leituras, levando os participantes a novas perspectivas e reflexões sobre as representações do indígena na literatura brasileira. Os textos e materiais abordados funcionarão como estímulo a um ensaio/texto crítico ao final da oficina.
A atividade é indicada para pessoas a partir de 15 anos e acontece aos sábados (5, 12, 19 e 26 de junho), das 10 às 13 horas. A oficina será ministrada por Fábio Martinelli Casemiro, poeta, músico, doutor em Literatura pela Unicamp e pós-doutorando em Teoria Literária pela Unifesp. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link.
Para fechar a programação, as duas unidades realizam um Clube de Leitura virtual propondo discussões detalhadas da história com os leitores das obras selecionadas. No dia 18, das 15 às 17 horas, na Biblioteca de São Paulo, a obra escolhida é “Rio Acima”, de Pedro Cesarino. Enquanto na Biblioteca Parque Villa-Lobos será no dia 25, das 15 às 17 horas, com “Boa noite, Amazona”, de Manoel Herzog.
Os primeiros inscritos para as atividades no Clube de Leitura receberão instruções para realizar o download dos livros gratuitamente. As inscrições devem ser feitas nos sites das instituições: BSP e BVL.
Leia também: