Brasil tem dia dourado com três medalhas de ouro em Tóquio

Conquistas vieram Isaquias Queiroz na canoagem, Herbert Conceição no boxe e seleção masculina de futebol.

0

O Brasil tem dia dourado com três medalhas de ouro em Tóquio. O desempenho dos atletas neste sábado foi o melhor da história do país na história olímpica. Nunca o Brasil conquistou três medalhas de ouro num único dia. Os heróis desse feito são os brasileiros Isaquias Queiroz (canoagem), Herbert Conceição (boxe) e os atletas da seleção masculina de futebol.

A primeira medalha de ouro veio com Isaquias Queiroz que liderou e venceu a prova C1 1000m da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Correndo na raia 4, o atleta cravou a marca de 4min04s408. O chinês Hao Liu ficou com a medalha de prata com 4min05s724. O bronze foi para Serghei Tarnovschi, da República da Moldavia, com o tempo de 4min06s069.

Essa é a 4ª medalha do atleta baiano na história das Olimpíadas, feito que o coloca na galeria dos maiores atletas olímpicos da história do Brasil. Nos Jogos de 2016 (Rio de Janeiro), ele já havia faturado duas pratas, no C1 1000m e no C2 1000m, e o bronze no C1 200m. Agora o baiano se iguala ao líbero Serginho e ao nadador Gustavo Borges, dupla que também tem quatro medalhas olímpicas na carreira. Ele fica atrás apenas dos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, com cinco láureas cada um.

“Muito feliz de poder ganhar essa medalha de ouro para o Brasil. Uma emoção muito grande, me dediquei muito desde 2016 até esse exato momento. A medalha no C2 não veio. Nosso objetivo era representar nosso querido treinador, Jesus Morlán, que faleceu em 2018 e conquistou nove medalhas, com essa de hoje, importantes na nossa carreira. Muito feliz de poder estar realizando esse sonho”, disse Isaquias ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), após a prova.

Saindo das águas para o ringue de onde veio a segunda medalha de ouro para o Brasil com a vitória do pugilista Hebert Conceição no boxe. A final olímpica da categoria até 75kg prometia ser um combate difícil para Hebert Conceição contra o campeão mundial de 2017 Oleksandr Khyzhniak. E o que se viu foi exatamente isso. O combate estava complicado para o brasileiro, com o ucraniano sendo mais agressivo desde o começo e conseguindo vencer os dois primeiros rounds.

Faltando apenas cerca de 90 segundos para o final, Hebert disparou um golpe poderoso que deixou o campeão olímpico Oleksandr Khyzhniak no chão e garantiu a comemoração para o Brasil, repetindo o feito de Robson Conceição nos Jogos Rio 2016.

“Difícil falar a sensação, é incrível, uma emoção muito grande, senti e energia de todo mundo que estava torcendo. Eu pensei durante os rounds que tinha muita gente mandando energia por esse nocaute. Eu acreditei que eu podia e que bom que aconteceu, eu fui premiado e a gente merece”, afirmou o boxeador.

Brasil tem dia dourado com três medalhas de ouro em Tóquio
Herbert Conceição nocauteou o campeão mundial e ficou com a medalha de ouro no boxe na categoria até 75kg. (Foto: Wander Roberto/COB/Divulgação)

Depois das águas e do ringue, vamos para os gramados de onde veio a terceira medalha dourada para o Brasil. A seleção brasileira masculina de futebol derrotou a Espanha na final por 2 a 1 e garantiu a sétima medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio para o Brasil. Com isso, o Brasil tem dia dourado com três medalhas de ouro em Tóquio.

A vitória veio na prorrogação após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Com gols de Matheus Cunha e Malcom, este último na prorrogação, a seleção derrotou a Espanha por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato olímpico. A decisão foi realizada no estádio de Yokohama, palco de outra grande conquista da seleção brasileira: o pentacampeonato mundial em 2002.

Com o resultado, o Brasil chegou a sete ouros, quatro pratas e oito bronzes no quadro de medalhas. Neste domingo (8), com as finais do vôlei feminino e de Beatriz Ferreira (60kg) no boxe, o país chegará a 21 pódios, registrando sua melhor marca na história dos Jogos Olímpicos. Isso sem contar a disputa da maratona masculina, que terá a participação de Daniel Chaves, Daniel Nascimento e Paulo Roberto de Paula.

Brasil tem dia dourado com três medalhas de ouro em Tóquio
Seleção masculina de futebol é bicampeão olímpico. Brasil tem dia dourado com três medalhas de ouro em Tóquio. (Foto: Reprodução/Internet)

Esta foi a terceira final olímpica consecutiva da seleção masculina. Em Londres 2012, a equipe perdeu a decisão para o México, por 2 x 1. Já na Rio 2016, vitória nos pênaltis sobre a Alemanha, após 1 x 1 no tempo regulamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui