O Museu da Imagem e do Som prossegue com as atividades da temporada #MISemCASA com a primeira edição de junho do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa que debate filmes à luz da psicanálise. Nesta segunda-feira (7), o Ciclo de Cinema debate “A pedra da paciência”, filme lançado no Afeganistão em 2012. A atividade online acontece a partir das 20 horas, é gratuita e aberta ao público.
O Ciclo de Cinema e Psicanálise recebe o médico psicanalista Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho e o mestre em estudos árabes Diogo Bercito para falar sobre a produção afegã “A pedra da paciência”, dirigido por Atiq Rahimi. O longa narra a história de uma mulher que começa a fazer uma confissão a seu marido que está em estado vegetativo devido a uma bala no pescoço.
O filme foi lançando no ano de 2012 e representou o Afeganistão na categoria de Melhor Filme Estrangeiro nas prévias do Oscar de 2013. Além disso, circulou por diversos festivais de cinema pelo mundo, tais como Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival Internacional de Cinema de Rotterdam e o Festival Internacional de Cinema de San Francisco.
O debate será mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Após o debate, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
O filme “A pedra da paciência” pode ser assistido na plataforma de cinema MUBI clicando AQUI. É necessário fazer cadastro prévio para ter acesso ao filme e a todo o catálogo da MUBI por 30 dias gratuitamente. Assista ao debate ao vivo no canal do MIS no YouTube.
O Ciclo de Cinema e Psicanálise é um programa realizado pelo MIS, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBP-SP) e a Folha de S. Paulo. A atividade apresenta a cada quinze dias um debate ao vivo com um jornalista cultural e um psicanalista convidado. Em março, o tema discutido foi o premiado filme “Os 7 de Chicago”, indicado ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2021.