Com Gustavo prefeito, Tu Reginato vai de ‘boquinha’ a secretário

Para o prefeito Gustavo Perissinotto, o presidente licenciado do Sindmuni, Tu Reginato, já foi “o maior boquinha de Rio Claro”, mas agora é o seu homem de confiança no primeiro escalão do governo municipal.

0

Chamado de boquinha por Gustavo Perissinotto, o presidente do Sindmuni, Tu Reginato, é o novo secretário municipal de Governo de Rio Claro desde o último dia 7, conforme portaria publicada na edição de 11 de fevereiro do Diário Oficial do Município.

A nomeação, que concretiza uma mudança radical na relação entre o sindicalista e o prefeito, aconteceu em meio a campanha salarial dos servidores municipais que se mostram decepcionados com a proposta de reajuste salarial abaixo da inflação.

Vídeo que circula em grupos de WhatsApp, mostra Gustavo chamando Tu Reginato de “maior boquinha de Rio Claro”, durante comício nas eleições municipais de 2016, quando foi candidato a prefeito pelo MDB e acabou derrotado por Juninho da Padaria (DEM).

Ao atacar seu adversário, Gustavo disse em tom irônico que um dos grandes feitos de Juninho, na condição de vereador, foi o apoio dado ao ex-prefeito Nevoeiro Jr (2005 a 2008) na criação da Ouvidoria e da Secretaria de Agricultura, cujo primeiro titular foi Tu Reginato que, a exemplo de agora, se afastou da presidência do Sindmuni – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal para assumir o cargo, criado, segundo Perissinotto, para o “maior boquinha de Rio Claro”.

Clique AQUI para assistir o vídeo.

Em 2016, Tu Reginato que também presidia o PTB, indicou o Cel. Bellgamba para vice de Juninho compondo, assim, a coligação “Coragem para Mudar Rio Claro”, que sagrou-se vitoriosa nas urnas. O rompimento veio em 2020 e, segundo comentários de bastidores à época, se deu pelo fato de Tu Reginato não ter sido nomeado para a superintendência do DAAE, conforme seria o seu desejo.

Agora, seu afastamento do Sindmuni e ingresso na administração municipal, se dá em consequência das negociatas feitas para a aprovação da reforma administrativa pela Câmara Municipal, o que garantiu a criação de cinco novas secretarias e 670 cargos de livre nomeação, usados para recompensar vereadores, abrigar aliados e cooptar o apoio de novos partidos, como o PP e o Podemos, presididos por ex-secretários de Juninho que também desembarcaram de mala e cuia no governo Gustavo.

Servidores X Boquinhas

Durante o governo Du Altimari (MDB)/ Olga Salomão (PT) – 2009 a 2016 -, Tu Reginato e Gustavo Perissinotto tiveram uma relação bastante conflituosa. Como sindicalista, Tu atacava a “Turma da Boquinha”, criticava os privilégios dados aos comissionados em detrimento dos servidores de carreira, liderava greve e paralisações setoriais. Enquanto isso Gustavo – então secretário dos Negócios Jurídicos – buscava na Justiça tornar ilegal o movimento dos servidores e defendia o reajuste de 1% oferecido ao funcionalismo por Altimari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui