Uma triste marca. Rio Claro chega a 400 vidas perdidas para a Covid-19 em 2021. Em relação ao ano passado, quando de abril a dezembro foram registrados 164 óbitos, houve um crescimento em torno de 145% no número de mortes pela doença na cidade.
Rio Claro chega essa marca após o registro pela Secretaria Municipal de Saúde de cinco mortes neste início de semana. Na segunda-feira (23), foram confirmadas três mortes – uma criança de três anos e dois idosos – e, na terça-feira (24), mais dois idosos. Com isso, o município totalizou 564 mortes pelo coronavírus desde o início da pandemia.
O aumento exponencial no número de mortes neste ano evidencia o quão avassaladora foi a segunda onda da pandemia, impulsionada pela rápida propagação da variante P1 – que também ficou conhecida como variante de Manaus e que depois foi rebatizada como variante Gama.
Após a identificação de um caso suspeito em fevereiro, a circulação da variante Gama (P1) no município foi oficialmente confirmada apenas em abril, dentro do período mais crítico e mortífero da pandemia. De março a junho foram registradas 303 mortes pelo coronavírus no município.
A partir de julho, com o avanço da vacinação, houve um arrefecimento da pandemia com a uma queda sustentada no número de mortes e também de internações que retroagiram ao patamar de novembro de 2020.
São Paulo
Com relação ao número de casos, o estado de São Paulo registrava até ontem 4.222.902 casos de Covid-19 e 144.510 óbitos durante toda a pandemia. Entre o total de casos, 3.960.258 tiveram a doença e já estão recuperados, sendo que 438.901 foram internados e receberam alta hospitalar. O detalhamento dos dados da pandemia está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.