Rio Claro ignora recomendação por restrições e covid avança com o aumento no número de casos e de pessoas internadas. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (09), o município chegou a 92% no índice de ocupação dos leitos públicos e particulares para atendimento a pacientes. A cidade atingiu a marca de 460 mortes pela doença.
Conforme o RC 8:32 noticiou, na terça-feira (08) a infectologista Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, fez uma apelo pela adoção de medidas mais rígidas de isolamento. “É o momento da gente voltar a ser mais rígido com relação as medidas de isolamento e as medidas de prevenção” – afirmou – clique AQUI.
Na quarta-feira (09), foi a vez do governo estadual informar que iria recomendar aos municípios com mais de 90% de ocupação dos leitos de UTI Covid que adotem medidas mais rígidas, à exemplo de Limeira que, assim como Rio Claro, integra a área de abrangência do Departamento Regional de Saúde 10 (DRS-10), com sede em Piracicaba (SP).
“O Centro de Contingência sugeriu ao governo a redução de horário de funcionamento de determinados de setores econômicos, como comércio, em algumas regiões. O governo encaminhará aos municípios que estão com taxa de ocupação acima de 90% dos leitos de UTI para que os municípios avaliem a necessidade, a pertinência para tomar medidas mais restritivas do que aquelas do plano de contingência”, disse o coordenador executivo do centro estadual, Paulo Gabbardo – clique AQUI.
Vale lembrar que há uma semana, durante o feriado de Corpus Christis, o município já havia atingido 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid na rede pública de saúde – clique AQUI.