Covid: cidades retomam quarentena para frear explosão de novos casos

O aumento de novos casos como vem acontecendo em Rio Claro, já levou algumas cidades paulistas a reeditar medidas de restrição.

0

A quarentena está sendo retomada em algumas cidades do estado de São Paulo para frear a explosão de novos casos de Covid. Limeira, Amparo, Capivari, Tupã e Orlândia reeditam algumas restrições do auge da pandemia.

Atribuída a circulação simultânea das variantes Delta e Ômicron, a explosão de novos casos de Covid – 19, à exemplo do que está acontecendo em Rio Claro, preocupa as autoridades municipais que temem uma nova sobrecarga no sistema de saúde.

Limeira

Após uma nova alta de casos de Covid-19 em Limeira, a prefeitura determinou restrições a eventos com aglomerações de pessoas. O novo decreto vai proibir eventos com público em pé. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (10), com validade até 31 de janeiro.

A restrição se aplica a eventos como atividades culturais, esportivas, de lazer e de cunho religioso. Segundo o decreto, somente serão permitidas atividades até o limite da capacidade do estabelecimento ou local com público sentado.

Amparo

Em Amparo, por exemplo, bares e restaurantes passaram a fechar às 22 horas. Festas, comemorações e reuniões estão proibidas e o desrespeito será punido com multas de até 6 mil reais. O decreto, publicado no jornal oficial do município, proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais abertos, com calçadas e vias públicas. A medida vigora até o dia 31 deste mês. A cidade, que fica na região turística conhecida como Circuito das Águas, na região de Campinas, é muito procurada nesta época do ano.

Orlândia

A prefeitura de Orlândia, na região de Ribeirão Preto, proibiu festas e confraternizações em salões, chácaras, buffets e clubes até o dia 21 de janeiro. O decreto reforça a obrigatoriedade no uso da máscara e recomenda que as pessoas só saiam de casa para atividades essenciais.

Capivari

Em Capivari, a prefeitura cancelou todas as atividades culturais previstas para janeiro, além do carnaval de 2022, devido ao aumento recente nos casos de gripe e de covid-19. Eventos privados que podem gerar aglomerações não serão autorizados. A Santa Casa local, referência no tratamento da covid-19, suspendeu as visitas familiares a pacientes internados. O boletim médico será passado à família por telefone.

Tupã

Após confirmar o primeiro caso da variante Ômicron, a prefeitura de Tupã publicou decreto retomando a obrigatoriedade de verificação de temperatura corporal na entrada dos estabelecimentos comerciais. Pessoas com temperatura indicativa de estado febril terão o acesso vedado. O decreto determinou a volta da fiscalização do uso de máscara e da disposição de álcool gel em todos os espaços de acesso público, inclusive nas igrejas e templos. A cidade do oeste paulista registrou 178 casos positivos de covid-19 em dois dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui