Ensino superior retoma aulas presenciais em 2 de agosto

Instituições deverão respeitar capacidade de ocupação e os protocolos sanitários.

0

O ensino superior retoma as aulas presenciais em 2 de agosto, anunciou nesta quarta-feira (7) o governador João Doria. A medida amplia o ensino presencial que até então estava restrito a cursos específicos na área de saúde. Além das universidades, as escolas técnicas também retomam atividades presenciais nessa data. A autorização do governo paulista vale para instituições públicas e privadas. O decreto com as novas regras foi publicado nesta quarta (7) no Diário Oficial do Estado.

“Os alunos do ensino superior do estado de São Paulo poderão retornar às aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto”, informou Doria frisando a necessidade de respeito às regras. “O retorno prevê taxa de ocupação de 60% nas faculdades de tecnologia e universidades públicas e privadas, com obediência a todos os protocolos de saúde, incluindo uso de máscaras e álcool em gel”, pontuou o governador.

De acordo com o governo estadual, universidades e faculdades “devem seguir as mesmas regras de ocupação que o setor de serviços”. Isso significa que as instituições devem respeitar limite de ocupação de 60% da capacidade, com exceção dos cursos da área da saúde que podem receber presencialmente 100% dos alunos matriculados. As aulas práticas e os estágios no ensino superior estão liberados para todos os cursos sem restrição de ocupação. Já as escolas técnicas devem seguir as mesmas regras da educação básica.

Ensino superior retoma aulas presenciais em 2 de agosto
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta (7) que as universidades e escolas técnicas retomam as aulas presenciais em 2 de agosto. (Foto: Divulgação/Daniel Guimarães/EducaçãoSP)

Educação básica

Além de autorizar aulas presenciais no ensino superior e escolas técnicas, o governo do estado também definiu novas regras para as escolas da educação básica. O distanciamento social, que era de 1,5 metro, passa a ser de apenas um metro, e as escolas podem receber os estudantes presencialmente para planejar atividades. Cada unidade de ensino deve respeitar sua capacidade de atendimento e seguir os protocolos sanitários.

“Cada escola irá elaborar o seu plano de retorno levando em consideração a realidade da comunidade escolar e, neste momento, a volta às aulas presenciais não será obrigatória para os estudantes”, disse o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. As escolas estaduais entram em recesso no dia 16 de julho e retornam no dia 2 de agosto.

Preparação

Ensino superior retoma aulas presenciais em 2 de agosto
Professora toma a vacina contra a Covid-19. Ensino superior retoma aulas presenciais em 2 de agosto. (Foto: Divulgação/Governo de SP)

O governo de São Paulo vem tomando uma série de medidas para o retorno das aulas presenciais. Uma delas é a vacinação dos professores e profissionais da educação com 18 anos ou mais. A imunização começou em 10 de abril para o público acima de 47 anos, foi ampliada para pessoas com comorbidades, antecipada para profissionais com 45 e 46 anos e, desde 11 de junho, atende todos os trabalhadores com mais de 18 anos.

O estado também está adquirindo três milhões de testes de Covid-19 para atender profissionais da educação e estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui