A programação continua no projeto #EmCasaComSesc nesta quarta-feira (19). Hoje é dia do Teatro #EmCasaComSesc que estreia peça sobre o nazismo com montagem inédita em formato digital. O espetáculo “Diplomacia” revive encontro histórico da II Guerra Mundial entre o general nazista alemão Dietrich von Choltitz (1894 – 1966) e o embaixador sueco Raoul Nordling (1881 – 1962).
A peça tem texto do dramaturgo francês Cyril Gély e direção de Ricardo Grasson. A montagem inédita traz os atores Eduardo Semerjian (Dietrich von Choltitz) e Otávio Martins (Raoul Nordling) em cena com transmissão online diretamente do palco do Sesc Santo Amaro a partir das 19 horas. Os interessados podem assistir a apresentação pelo perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo ou pelo no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Basta apenas acessar e curtir o espetáculo de graça, se a necessidade de agendamento ou cadastro prévio.
Espetáculo “Diplomacia” narra ato real da II Guerra
O espetáculo “Diplomacia” revive esse encontro histórico da II Guerra Mundial e discute os motivos por trás da reunião entre Choltitz e Nordling. O general, então comandante da ocupação nazista em Paris, recebeu ordem direta de Adolf Hitler para bombardear a cidade e destruí-la para impedir o avanço das tropas das forças aliadas. Contudo, a ordem nunca foi cumprida. Choltitz se rendeu ao general francês Philippe Leclerc em 1944. Por conta disso, ele foi preso e mantido em cárcere privado em Paris até 1947. Ele morreu em 1966 em Baden-Baden na Normandia.
Os motivos da desobediência de Choltitz a uma ordem direta do Führer nunca foram esclarecidos. Esse mistério em torno desse acontecimento histórico tem sido alvo de suposições e especulações ao longo da história. Uma delas é que o general foi convencido pelo embaixador a desistir do bombardeio de Paris.
Esse é o mote do espetáculo “Diplomacia”, que dramatiza o encontro de Choltitz e Nordling. Na peça, o sueco tenta convencer o nazista alemão a desistir da explosão colocando em xeque ideias sobre o que é civilização, quais os valores que sobrevivem independente de nacionalidades e ideologias, e qual o lugar dos bens culturais na discussão sobre a paz.
Embora tenha sido verídico, o encontro dos dois nunca foi reconhecido como o real motivo da desistência de Choltitz de explodir Paris, nem tampouco foi tratado publicamente por eles. No entanto, tanto mistério atrai pesquisadores e desperta o interesse da sétima arte. Tanto que a história já foi levada para o cinema no filme “Diplomacia” (2015) do diretor Volker Schlöndorff, cujo roteiro foi inspirado no texto da peça de Cyril Gély. No cinema, os protagonistas são vividos pela mesma dupla que interpretou os papéis no teatro em Paris: os atores franceses Niels Arestrup (Choltitz) e André Dussollier (Nordling).
No Brasil, o espetáculo “Diplomacia” ganhou a tradução de Aimar Labaki e agora chega em formato digital à casa de milhões de brasileiros. Para que isso ocorresse, a peça foi adaptada para linguagem audiovisual e teve texto alterado para ser encenado por apenas dois atores, já que a montagem original conta com um elenco de cinco pessoas. Não perca a estreia do espetáculo nesta quarta (19) a partir das 19 horas, no Teatro em Casa.
A programação continua no projeto #EmCasaComSesc começou na terça-feira (17) com apresentação do show “Tambor” da baterista Vera Figueiredo, Marcos Romera (piano e teclado) e Carlos Ribeiro Jr. (baixo).
SERVIÇO:
Espetáculo: “Diplomacia”
Estreia: 19/05/2021 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Transmissão: Instagram.com/sescaovivo e YouTube.com/sescsp
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: Grátis