A fortuna de Anitta é estimada em R$ 533 milhões (US$ 100 milhões). Essa foi a projeção feita pela revista Forbes México na edição deste mês. Larissa de Macedo Machado, mais conhecida com Anitta, que foi Under 30 na primeira lista realizada pela Forbes Brasil, em 2014, e uma das Mulheres Poderosas em 2020, percebeu muito cedo que mais do que cantar e dançar, ela era seu próprio negócio.
“Fui minha empresária durante uma década e isso tinha um motivo”, contou à publicação. “As pessoas costumam subestimar o talento e a capacidade de comandar um negócio de garotas jovens que cantam, dançam e são sensuais. Por isso, desde o início, eu fui responsável por todas as decisões.”
A estratégia deu certo. Além de ser a artista mais reproduzida no país nas plataformas de streaming, Anitta também conquistou boa parte da América Latina e até alguns outros países, sendo reconhecida pela Billboard como uma das artistas mais influentes da música.
Com mais de 50 milhões de seguidores no Instagram, 15 milhões no Twitter e outros 15 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, a brasileira diz que a carreira de um artista deve ser encarada como qualquer outro negócio. “O artista é um produto, como se fosse uma bebida, um perfume, um aparelho de celular ou qualquer outra coisa que será vendida. É preciso pensar em todos os aspectos positivos e negativos das estratégias e como endereçar as audiências”, diz Anitta que tem fortuna estimada em R$ 533 milhões.
Em abril do ano passado, numa live na Forbes Brasil, a cantora já havia adiantado como pensou sua trajetória no início dos anos 2000. Anitta criou o que chama de “personagem”, uma artista versátil e que atende ao público. “Eu tinha que criar algo que servisse tanto para a favela quanto para o ‘asfalto’”, disse. Assim, construiu um produto de alta demanda, mas sem oferta – basicamente o segredo do sucesso para qualquer negócio. Uma verdadeira startup.
Além da atuação como artista, que inclui parcerias com diversos cantores de reggaeton em espanhol e de hip hop em inglês, Anitta é a cara de algumas marcas, mas diz que ainda não pensa em ter a sua própria.
“Se eu lanço uma marca no Brasil, pode até ser um sucesso, mas a estratégia precisa ser diferente para o mercado latino-americano ou dos Estados Unidos. Por isso, para ter uma marca própria, preciso esperar o momento em que eu tenha a mesma expressão em diferentes mercados. Caso contrário, seria complicado”, diz a cantora que no início do mês lançou o clipe “Girl from Rio”.
“Eu vim de baixo e conquistei tudo sozinha, graças ao meu trabalho. Por isso, se decido aparecer de biquíni, a mensagem é simples: sou uma mulher empoderada, dona do meu corpo e da minha vida. E, mesmo que faça isso, continuo merecendo respeito como uma mulher de negócios bem-sucedida que rompeu as barreiras do meu próprio país. Não tenha medo do que a sociedade acha. Eu sou a prova de que tudo que a mulher quer, pode conseguir”, aconselha.
Recentemente, a vida e a carreira de Larissa estão no documentário “Anitta: Made In Honório”, da Netflix.