O governo determina a retomada obrigatória das aulas presenciais no estado de São Paulo a partir de segunda-feira (18). A medida, anunciada nesta quarta-feira (13), pelo governado João Doria, vale para as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas do estado de São Paulo. “O avanço da vacinação e a queda dos indicadores de saúde tornam possível e viável a presença dos alunos nas salas de aula”, afirmou Doria em coletiva de imprensa nesta quarta.
O retorno às aulas presenciais é obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino a partir de segunda. As redes municipais devem seguir as regras estabelecidas pelos conselhos locais. Os municípios regulados pelo conselho estadual de educação seguem o calendário estadual. Já as redes privadas de ensino aguardar manifestação do Conselho Estadual de Educação (CEE) sobre a retomada.
A retomada às aulas presenciais será feita com a manutenção dos protocolos sanitários como a obrigatoriedade do uso de máscara, utilização de álcool em gel, distanciamento de um metro, entre outras medidas. Além disso, o revezamento dos alunos está mantido até o final de outubro.
A partir de 3 de novembro será obrigatória a presença de 100% dos estudantes nas escolas, com algumas exceções, como por exemplo para crianças e jovens com comorbidades. “Sempre que houver recomendação médica para a não retomada, as escolas respeitarão a orientação e manterão as atividades remotas para esses estudantes”, informou o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.
De acordo com o secretário, 97% dos profissionais da educação já tomaram duas doses da vacina contra a Covid-19 e completaram o esquema vacinal. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 paulistas já receberam a primeira dose da vacina. O governo de São Paulo antecipou em 56 dias a aplicação da segunda dose para esse público, ou seja, os jovens já podem procurar os postos de vacinação para completarem sua imunização.
Rio Claro
A prefeitura definiu calendário para o retorno às aulas presenciais em Rio Claro. O retorno começou no dia 27 de setembro para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclos I e II. Os estudantes do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) retornaram ao ensino presencial no dia 4 de outubro.
Na segunda-feira (18) está programada a retomada às aulas presenciais para os alunos do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano). O cronograma segue da seguinte forma: 25 de outubro – Ensino Fundamental I (1º a 3º ano), 08 de novembro – Educação Infantil (Etapa II: Infantil II, Infantil I e Maternal II) e 16 de novembro – Educação Infantil (Etapa I: Berçário I, Berçário II e Maternal I).