Em campanha eleitoral de tiro curto, o período de pré-campanha ganha peso estratégico e decisivo. Atento a isto, o prefeito Gustavo (PSD) acelera fundo pela reeleição em Rio Claro, enquanto Rogério Guedes (PL) e Juninho da Padaria (PRD), seus principais oponentes até aqui, seguem em marcha lenta.
De olho na reeleição e com base na velha política do pão e circo – que muitas vezes prioriza o circo – o governo municipal investiu pesado nas comemorações de aniversário da cidade, crente de que o rio-clarense seguirá até as urnas em ritmo de festa e sem medo de ser feliz.
Ao mesmo tempo o PSD, partido presidido pelo secretário municipal de Administração Rogério Marcheti, entrou em campo para mostrar que “tem trabalho do Gustavo por toda a cidade”. E fez isso com a farta distribuição de um informativo impresso, o que motivou uma reprimenda da Justiça Eleitoral que determinou o recolhimento de todo material e impôs multa diária de R$ 10 mil.
Erra quem imagina que a denúncia de propaganda eleitoral antecipada teve as digitais de Rogério ou Juninho. A representação na Justiça Eleitoral foi feita pelo Solidariedade, partido presidido pelo sindicalista Francisco Quintino e considerado de centro-esquerda. Melhor para Gustavo, quer ainda pode fazer do limão uma limonada!
É inegável que estando no poder o prefeito leva grande vantagem na pré-campanha. Afinal, além da exposição institucional que o cargo lhe permite e da cooptação da imprensa tradicional, dispõe de meios estruturados com assessores, marqueteiros, operação de redes sociais, veículos e etc. Apesar disso, a falta de proatividade de Rogério e Juninho começa a incomodar até mesmo no entorno dos dois pré-candidatos de oposição, que são mais identificados com o conservadorismo de direita predominante no eleitorado rio-clarense.
Depois de enfrentar uma série de turbulências até conseguir garantir legenda pelo PL, o que só aconteceu após a ascensão da ala bolsonarista no comando do partido em Rio Claro, Rogério Guedes parece ainda estar no grid de largada a reviver pelo retrovisor momentos em que esteve com Bolsonaro, durante a vinda do ex-presidente ao município em maio.
Por sua vez, Juninho da Padaria conseguiu uma façanha que muitos consideram impossível: conquistou uma vitória expressiva no STF com o reconhecimento de repercussão geral em seu recurso extraordinário, o que lhe garante – mesmo ainda sem o julgamento de mérito – registrar a candidatura e afastar novas tentativas de impugnação. Mesmo assim, apresenta dificuldade para engrenar e partir para a volta de aquecimento.
Porém, é bom lembrar que jogo é jogo e treino é treino. Largar na frente não é garantia de que ao final da corrida o piloto estará no lugar mais alto do pódio. Ainda há um longo e sinuoso trajeto a ser percorrido até as urnas. Contudo é preciso estar atento ao tempo para corrigir o traçado, evitar derrapadas, acelerar e melhorar o desempenho até a bandeirada final.