Decidido a dar fim ao suspense, Juninho da Padaria (PRD) começou a confirmar a aliados e apoiadores que é pré-candidato a prefeito de Rio Claro, se mobiliza nos bastidores e já coloca PSDB e Republicanos no radar de negociações para futuras alianças.
O tom até então cauteloso adotado pelo ex-prefeito e que lançava dúvidas sobre sua participação na sucessão municipal, deu lugar a falas incisivas para demonstrar que está com “sangue nos olhos e a faca nos dentes” para disputar as eleições 2024.
Juninho tem dito que a decisão de se apresentar como pré-candidato atende a manifestações de apoio e incentivo de parcela expressiva da população. E que independe do julgamento final do recurso extraordinário em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), para o qual mantém confiança em um desfecho favorável.
O ex-prefeito diz também ter recebido sinal verde de especialistas em direito eleitoral consultados, que afirmam haver instrumentos legais e jurisprudência já estabelecida que garantem o seu pleno direito de disputar nas urnas o comando da prefeitura de Rio Claro em outubro.
PSDB e Republicanos
Segundo relatos feitos ao RC 8:32 por aliados mais próximos do ex-prefeito, Juninho já se movimenta objetivando ampliar sua base de apoio e tem mantido conversas consideradas positivas com dirigentes e lideranças de outras legendas, com as quais considera haver maior afinidade para uma atuação conjunta na construção de um projeto para atender os anseios da população rio-clarense.
Nesse contexto o Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas e o PSDB, que perdeu sua representação na Câmara Municipal mas agora tem como principal expoente em Rio Claro o ex-prefeito Nevoeiro Júnior, são vistos como parceiros preferenciais para a formação de uma eventual coligação.
Nem mesmo a disposição já manifestada publicamente por Nevoeiro em também se lançar como pré-candidato pelo PSDB, chega a ser vista como obstáculo intransponível para um entendimento com o grupo de Juninho. Pelo contrário, acredita-se na superação de divergências surgidas ao longo dos anos e na convergência de propósitos entre ambos.
Também há otimismo do entorno de Juninho em relação ao Republicanos, apesar do partido fazer parte da base do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), candidato a reeleição. A defesa da família, dos valores cristãos e o conservadorismo de costumes são vistos como pontos que favorecem uma aproximação e entendimento.