Oficializado como líder do PL na Câmara de Rio Claro, o vereador Luciano Bonsucesso voltou a afirmar que não é de direita e nem de esquerda, encarnando o papel do “isentão da periferia” e colocando em xeque a posição a ser ocupada pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro no espectro político-ideológico do município.
A afirmação foi feita em plenário, durante a sessão ordinária de segunda-feira (23), quando duas integrantes do Conselho Municipal de Educação de Rio Claro (Comerc) ocuparam a tribuna livre da Casa para cobrar a participação dos vereadores nas discussões de temas polêmicos relacionados a definição da diretriz curricular dentro da proposta pedagógica, implementada nas escolas municipais.
Ao reafirmar o perfil “isentão”, o vereador defendeu também que o conselho seja integrado por pessoas com “consciência”, independentemente da orientação ideológica.
“Não sou bolsonarista”
Não é a primeira vez que Luciano adota postura contraditória com o posicionamento do PL que, após a chegada de Bolsonaro, procura se consolidar como o maior partido de direita do Brasil e tem como meta lançar 3.000 candidatos a prefeito em 2024.
Em junho, durante votação de projetos de desapropriação de áreas no município para construção de casas populares, ele enalteceu o presidente Lula (PT) e disparou críticas contra Bolsonaro.
“No governo Bolsonaro não foi entregue nenhuma casa. Nesse governo do Lula aí…o cara é expert em entregar moradia social”, comentou ao elogiar os primeiros seis meses de governo petista e a retomada do programa Minha Casa Minha Vida. “Não sou lulista…Não sou bolsonarista” – enfatizou.
Vale lembrar que Luciano é remanescente do antigo Partido da República (PR), pelo qual se elegeu vereador em 2016. Em maio de 2019, o PR mudou sua denominação para Partido Liberal (PL), legenda com a qual conquistou a reeleição em 2020.
Único vereador do partido na Câmara de Rio Claro, Luciano Bonsucesso foi oficializado segunda-feira (23) como líder pelo PL, que está de olho na indicação para a vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) para 2024 e deve confirmar a filiação do sindicalista Tu Reginato para entrar nessa disputa.