Lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen chega ao Brasil. As vacinas que foram doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã desta sexta-feira (25). O lote é avaliado em R$ 145 milhões.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada do lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Queiroga agradeceu a colaboração do governo americano.
“Nesse momento recebemos essa doação, mas, no futuro, Brasil e Estados Unidos farão, juntos, muito mais pelos países da América Latina e pelos países mais pobres que também enfrentam essa doença”, afirmou o ministro.
Acompanhe o maior e melhor noticiário de Rio Claro clicando AQUI.
O embaixador Todd Chapman disse que “esses 3 milhões de doses representam a maior doação que nós já fizemos para qualquer nação”.
O imunizante, de dose única, está aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial e é produzido pela farmacêutica Johnson & Johnson.
Vacina da Janssen
A vacina usa uma tecnologia de vetor viral não replicante. Funciona assim: os cientistas modificam um adenovírus para que perca sua capacidade de replicação. Com isso, ele não é capaz nem de gerar um resfriado. Aí, colocam parte do material genético do Sars-CoV-2 nele. Ao entrar no organismo, esse composto induz nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus, sem o risco de gerar a Covid-19.