Medina é tricampeão mundial de surfe e Tati fica em segundo

Pódio masculino teve Felipe Toledo em segundo e Ítalo Ferreira em terceiro.

0

O surfista brasileiro Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe e Tati fica em segundo na etapa final do World Surf League (WSL) em Lower Trestles, na California. A final do campeonato aconteceu nesta terça-feira (14), com brasileiros brilhando na competição.

O líder do ranking mundial, Gabriel Medina, enfrentou Felipe Toledo pelo título. O duelo brasileiro teve um Medina inspirado e o surfista de Maresias, campeão do mundo em 2014 e 2018, garantiu o lugar mais alto do pódio. O feito deixa o brasileiro ao lado de lendas da modalidade como Tom Curren, Mick Fanning e Andy Irons.

Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb encarou a campeã olímpica Carissa Moore. A brasileira venceu a primeira bateria, mas a americana fez grandes manobras, virou o placar e garantiu o pentacampeonato. Tati ficou com o vice-campeonato após uma grande campanha no circuito com uma vitória, um vice-campeonato e dois terceiros lugares como melhores resultados nas sete etapas realizadas.

Tatiana repetiu o feito de Silvana Lima, vice-campeã mundial em 2008 e em 2009. São as três melhores campanhas do surfe feminino do Brasil na história.

Foi a primeira vez em 45 anos que o circuito foi definido em uma série de baterias mata-mata, reunindo os cinco melhores do ranking masculino da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) e as cinco do feminino. Os líderes da temporada (Carissa, no caso das mulheres), entraram diretamente na decisão. Tatiana, como segunda colocada, teve que disputar uma fase anterior à final com a havaiana.

Antes de enfrentar Carissa, Tatiana teve de encarar Sally Fitzgibbons. A brasileira passou a maior parte da bateria atrás da australiana, que obteve 11,73 de somatório (6,00 e 5,73 como maiores notas). A seis minutos do fim, precisando de pelo menos um 6,56, a gaúcha acertou uma sequência de manobras que rendeu uma nota 8,00, mais que suficiente para colocá-la na liderança e classificá-la à final. Assim, Medina é tricampeão mundial de surfe e Tati fica em segundo.

Medina é tricampeão mundial de surfe e Tati fica em segundo
Tatiana Weston-Webb ficou com o vice-campeonato mundial de surfe. (Foto: Pat Nolan/World Surf League)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui